AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Em Goiás, encontro debate os benefícios e a reputação do leite

Imagem

leite larissa melo 34Classificado como alimento de alta densidade nutricional, o leite contém mais nutrientes do que calorias. É rico em vitaminas (A, B2, B12, C D e E), minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio, além de representar a melhor fonte de cálcio dietético, beneficiando a saúde óssea e dos dentes. As proteínas do leite têm um excelente perfil de aminoácidos, muitos essenciais para o organismo em todas as fases da vida. Estes são alguns dos benefícios do leite para a saúde humana. Entretanto, existem questionamentos por parte de algumas classes em relação às vantagens que o leite proporciona para a população. O tema ‘Benefícios e Reputação do Leite’ será debatido durante mesa redonda no 2º Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite, que será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, em Goiânia (GO).

A gestora de Projetos #bebamaisleite, Ana Paula Menegatti, será uma das palestrantes da mesa redonda. Ela defende o consumo de leite e explica que o preconceito que existe, atualmente, em relação ao alimento pode ter surgido na década de 1970, quando os Estados Unidos publicaram diretrizes para incentivar a restrição desse nutriente - provavelmente por ser rico em gordura saturada, que, por décadas, ocupou o posto de pior inimiga do coração. “Conceito hoje, considerado equivocado e ultrapassado. Outra possibilidade, é uma frase que ouvimos muito: o homem é o único mamífero que toma leite na idade adulta. Isso é verdade, mas também o único que toma Chopp, que cozinha os alimentos antes de comer e que consegue ordenhar as vacas. De leite para um gatinho adulto e ele vai adorar”, reforça.

Ela enfatiza que o perigo está na troca que as pessoas fazem. “Quem tira leite e derivados dificilmente coloca outras fontes de proteína no lugar, mas sim de carboidrato. O iogurte é substituído por pão, o leite dá espaço para os sucos e por aí vai. Pesquisas recentes têm mostrado os prejuízos causados por sua retirada das dietas, como redução do crescimento, osteoporose e deficiências nutricionais”, afirma.

Ana complementa que é muito difícil consumir todos os nutrientes que a pessoa necessita sem incluir leite na dieta. “É a principal fonte de três dos quatro componentes que são considerados, juntamente com a fibra, nutrientes relacionados à saúde pública: o cálcio, o potássio e a vitamina D. Outros alimentos ricos em cálcio, como as verduras verde-escuras, por exemplo, possuem substâncias, como os fitatos e taninos, que reduzem a absorção do mineral”, destaca.

Debates

Além da mesa redonda ‘Benefícios e Reputação do Leite’, serão discutidos temas como importância do gerenciamento no sucesso em empresas produtoras de leite, sequenciamento do genoma de raças leiteiras, qualidade do leite e aproveitamento industrial, ferramenta de ganhos de produtividade, mercado e consumo, etc.

Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, o encontro é importante, pois aproxima o produtor de assuntos como tecnologia, empreendedorismo, inovação e mercado. “Não é fácil conduzir atividade leiteira em Goiás. São vários os desafios enfrentados no dia a dia no campo. Por isso, o evento traz a oportunidade de orientar, principalmente o produtor, a melhorar produção, produtividade e eficiência, aproveitar da tecnologia em benefício do negócio rural, além de abordar tendências de mercado”, enfatiza.

Voltado para produtores, empreendedores, profissionais, técnicos, estudantes e demais pessoas ligadas à cadeia leiteira em Goiás, o evento busca discutir assuntos que permeiam a rotina de quem empreende e movimenta o setor de pecuária leiteira no estado. Os interessados em participar do encontro poderão se inscrever por meio do site: (1º dia – parte mais técnica) http://gatheros.com/evento/ii-encontro-estadual-de-empreendedores-do-leite-1o-dia-2017-tecnicos/ e (2º dia) - http://gatheros.com/evento/ii-encontro-estadual-de-empreendedores-do-leite-2o-dia-2017/. A inscrição é gratuita. A estimativa é que mil pessoas participem do evento.

Programação

4 de outubro (quarta-feira)

13:30 às 14:10 – Palestra: “ Importância do Gerenciamento no Sucesso em Empresas Produtoras de Leite” – Paulo Fernando Machado – Clínica do Leite – ESALQ/USP

14:10 às 14:50 – Palestra: “ Sequenciamento do Genoma de Raças Leiteiras e sua Influência na Qualidade do Leite” – Marcos Vinicius Barbosa da Silva – Embrapa Gado de Leite

14:50 às 15:20 – Perguntas e dúvidas

15:20 às 15:40 – Lanche

15:40 às 16:20 – Palestra: “Qualidade do Leite e Aproveitamento Industrial” – Professor Celso José de Moura – Engenharia de Alimentos – Escola de Agronomia UFG

16:20 às 17:00 – Palestra: “ Gestão da Qualidade como Ferramenta de Ganhos de Produtividade” – Marcos Veiga Santos – Departamento de Nutrição e Produção Animal – FMVZ/USP

17:00 às 17:30 – Perguntas e dúvidas

17:30 – Encerramento

5 de outubro (quinta-feira)

07:30 às 08:30 – Inscrições e café da manhã

08:30 às 09:30 – Abertura

09:30 – 10:15 - Palestra: “Leite é Saúde” – Dr. Drauzio Varela – Médico Oncologista

10:15 às 11:15 –Mesa Redonda: “Benefícios e a Reputação do Leite”

Olga Maria Silvério Amâncio – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

Paulo Henrique Fonseca da Silva – Departamento de Nutrição da Universidade Federal de

Juiz de Fora

Ana Paula Menegatti – Gestora de Projetos ≠bebamaisleite

Eliza Prado – Diretora Executiva da TV1 RP

Moderador: José Mário Schreiner – Presidente Faeg

11:15 às 12:00 – Debate

12:00 às 14:00 – Almoço

14:00 às 15:10 - Mesa Redonda: “Mercado e Consumo de Lácteos”

“Tendência do Mercado Nacional e Internacional de Lácteos” – Glauco

Rodrigues Carvalho – Embrapa Gado de Leite

“Para onde Caminha o Consumo de Leite e Derivados” – Vitor Marchi –

Especialista Setor Lácteos Nielsen Brasil

Moderador: Igor Montenegro – Diretor Superintendente SEBRAE GOIÁS

15:10 às 15:40 – Debate

15:40 as 16:00 – Sorteio de Brindes

16:00 - Encerramento

Serviço

2º Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite

Data:

4 de outubro – sede da Faeg – Rua 87, nº 662, setor Sul – Goiânia (GO)

Horário: 13h30 às 17h30

5 de outubro – Centro de Convenções da PUC – Campus II – Jardim Mariliza – Goiânia (GO)

Horário: 7h30 às 16 horas

Mais informações: www.gatheros.com/evento/encontro-estatual-de-empreendedores-do-leite-1o-dia

Informações para a imprensa

Gerência de Comunicação da Faeg e Senar Goiás

(62) 3096-2200

Áreas de atuação

Veja também

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

CNA

Notícia

CNA e CEPEA divulgam boletim sobre mercado de trabalho do agronegócios brasileiro.

Imagem