Murillo Soares
No último sábado (5), aconteceu a posse festiva da nova diretoria do Sindicato Rural (SR) de Mineiros, no Tatersal do Parque de Exposições da cidade. Na solenidade, estavam presentes o prefeito do município, Agenor Rezende, vereadores, secretários municipais, parceiros do SR e, claro, produtores rurais filiados. O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, também estava presente e tomou posse como delegado representante titular.
Na ocasião, o presidente sainte, Fernando Mendonça, destacou os números do agronegócio no Brasil e, em especial, de Mineiros. “Nossa cidade hoje é uma das maiores produtoras de grãos do estado. Nesse contexto, o SR é uma peça fundamental para o desenvolvimento econômico de Goiás”, destacou. Ele ainda lembrou a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), que capacitou mais ou menos 2 mil pessoas, em aproximadamente 100 cursos, durante a sua gestão.
“Trabalhamos também para fazer com que os filhos dos trabalhadores rurais continuem o legado de seus pais”, lembrou. Segundo ele, destacando o programa Balde Cheio do Senar Goiás, quando se dá oportunidades para o produtor melhorar sua qualidade de vida, os filhos não pensam mais em sair do campo, pois lá há oferta de emprego e qualificação. “Foi um desafio da minha gestão”, completou.
Também lembrou dos gargalos ocasionados pela distribuição de energia. “Se juntarmos Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, temos um país dentro do Brasil, que tem o crescimento quase igual ao da China. Como um país dentro do outro pode ter tantos problemas com distribuição de energia?”, indagou.
Sucessão
Logo após a fala do ex-presidente, houve um juramento com a nova diretoria, que prometeu defender a classe que os elegeram. Em seguida, o presidente entrante, Ionaldo Morais, teve o uso da palavra. “Quero parabenizar Fernando pelos seus anos de gestão. Aprendi muito com você. Obrigado pela parceria e pelo companheirismo”, reconheceu. “Quero honrar, enquanto estiver à frente do SR, essa classe tão importante para o nosso estado, que é a de trabalhadores rurais”, garantiu.
Ele analisou que, hoje, a região sudeste, destacando Mineiros, produz muito, “mas pode produzir mais e melhor”, acrescentou. Com isso, citou os cursos do Senar Goiás, que, nas palavras dele, leva tecnologia e profissionalização, gerando retorno financeiro. E completou a fala de Fernando, defendendo que as aulas também evitam a evasão dos filhos de produtores, luta que ele também quer comprar durante sua gestão.
“Hoje o Agro 35% do PIB do Brasil e também 44% de tudo que o país exporta. Carregamos nossa economia nas costas e não temos o devido respeito. Temos que lutar por isso”, bradou. “Pelo menos uma vez na vida precisamos de um médico, um advogado, um dentista e um professor. Mas três vezes ao dia precisamos de um produtor rural: no café da manhã, no almoço e na janta”, concluiu.
Futuro
José Mário Schreiner, presidente da Faeg, destacou que o Sindicato de Mineiros figura entre os melhores e mais ativos do estado, e parabenizou o presidente sainte pelo seu trabalho. “Este momento é mais que uma festa; há muita responsabilidade”, alegou. Segundo ele, o Agro representa uma parte do Brasil que está ligado à mudança e ao crescimento econômico.
“Ao passo que vemos todos aqueles escândalos vergonhosos em Brasília, também vemos geração de empregos e retorno financeiro no Agronegócio”, sublinhou. Ele lembrou que é o setor que não deixa o país se afundar em uma crise ainda maior, mas que, apesar de estar mais preparado, não é uma ilha. “Temos de ter uma atuação mais forte. Os SRs têm um forte papel em todas as áreas”, frisou, destacando o programa Proteção de Nascentes do Senar. “Ao todo, foram protegidas 1.588 nascentes e 40% delas só aqui, em Goiás”, concluiu.
O prefeito do município, Agenor Rezende, também sustentou os bons pontos da gestão de Fernando, sempre pontuando a parceria entre o SR e a Prefeitura. “O Sindicato tem participado da vida das pessoas de Mineiros e feito o bem para os produtores”, salientou. “E também estaremos juntos para continuar este trabalho com a nova gestão”, continuou.