AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Em Orizona, turma do Pronatec Agro se forma sob elogios

formatura pronatec orizona 19 03 2015 fredoxcarvalho 37Michelle Rabelo

A noite da última quinta-feira (19) foi palco para a concretização de um sonho para 31 jovens da cidade de Orizona. É que o grupo, dividido em duas turmas – sendo uma com 15 e outra com 16 alunos – recebeu o diploma de conclusão do curso de Assistentes de Planejamento e Controle de Produção do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade foi realizada no Sindicato Rural (SR) do município sob os olhos orgulhosos do presidente da entidade, Geovando Vieira, além do instrutor, David Antônio Carvalho, e de familiares que fizeram questão de aplaudir, de pé, os novos profissionais. A gestora do Departamento de Inovação do Senar Goiás, Rosilene Jaber, e o coordenador técnico do Pronatec no Senar Goiás, Guilherme Bizinoto, estiveram na cidade para participar da entrega dos diplomas.

Depois de 240 horas/aula os jovens se transformaram em auxiliares na tomada de decisões por parte dos produtores. David explica que para trabalhar no campo, não basta apenas plantar e colher. “É preciso saber identificar problemas e trazer soluções. Eles terão que entender os indicadores e adequá-los a cada situação e propriedade, levando em conta os momentos social e econômico”, esclarece. Para Geovando, a formatura é uma vitória. “Isso era uma das minhas metas de trabalho. Minha intenção é investir ainda mais no jovem que vai voltar para o campo e lavar conhecimento para quem vive lá”, pontua.

Pronatec Agro 5A grande maioria dos formados em Orizona tem suas raízes no campo e alega que pretende abraçar as propriedades dos pais como primeiro grande trabalho. Segundo Guilherme Bizinoto, coordenador técnico do Pronatec no Senar Goiás, a característica de começar pelo quintal de casa é predominante. “Isso é muito bom, pois os técnicos capacitados já chegam no mercado de trabalho – como exemplo do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Senar - treinados”, explica.

Com o objetivo de dar um passo à frente dentro da profissão, Fagner Vieira Mendes, 24 anos, já era técnico em Agropecuária quando decidiu participar do Pronatec Agro. Filho de produtor de leite em Orizona, ele é trabalhador rural e cuida do rebanho leiteiro do presidente do SR, Geovando Vieira. “Eu quero me profissionalizar, tornando a propriedade mais eficiente e aumentando a rentabilidade do meu patrão. Hoje me sinto preparado pois consigo enxergar a fazenda como um empreendimento”, conta. Ele também se diz animado diante do mercado de trabalho. “Atualmente existem muitos técnicos, mas a maioria não foi capacitado da maneira correta. Me sinto agradecido por ter tido a oportunidade de participar dessa iniciativa do Senar Goiás”.

Pronatec Agro 7

Pronatec
Com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, os cursos do Pronatec no território goianos são ofertados, de forma gratuita, pelas instituições do Sistema S, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) – além da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação. Em Goiás, o Pronatec oferece mais de 60 cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC. Em todos, foi incluído um módulo de empreendedorismo, para que cada aluno aprenda a administrar a propriedade rural.

{responsivegallery}2014/Programas/pronatec/orizona{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Imagem