Fabiana Sommer
Para discutir o mercado brasileiro e mundial de soja, assim como o papel do Brasil nesse contexto, o Sindicato Rural (SR) de Rio Verde foi palco de uma discussão sobre a produtividade do grão. O evento, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) e pelo Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES), contou com o apoio do Sindicato Rural de Rio Verde e da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), reunindo cerca de 300 pessoas e levantando a possibilidade a produção de 100 sacas por hectare.
Durante o evento, temas relacionados a técnicas inovadoras de produção da soja foram debatidos e um histórico dos desafios e das conquistas em produtividade ao longo dos anos também entraram na pauta.
De acordo com o coordenador do evento, Alexandre Abbud, está sendo cada vez mais fácil o produtor atingir elevados níveis de produtividade, basta ele estar sempre antenado com as pesquisas e tecnologias inovadoras. “É possível sim produzirmos 100 sacas por hectare, mas para isso o produtor deve seguir alguns passos e o principal dele é estar sempre se atualizando”, afirma Abbud.
O presidente do CESB e palestrante, Orlando Martins, disse que os produtores têm cada vez mais investido nas lavouras e isso fica comprovado através do grande potencial na produtividade da soja e também no investimento cada vez maior em novos métodos e tecnologias. Para ele, discussões como essas são fundamentais e Rio Verde foi escolhido para sediar o Fórum de Máxima Produtividade, uma vez que concentra um número muito grande de produtores e é referência no agronegócio. “Pela segunda vez realizamos o fórum em Rio Verde, afinal, aqui é um dos principais pólos produtores de soja do País e os produtores estão sempre dispostos a aprender e disseminar as técnicas absorvidas” ressalta.
O evento foi a oportunidade dos produtores, técnicos e estudantes trocarem experiências e compreenderem mais detalhadamente as técnicas produtivas mais eficientes para o cultivo da leguminosa.
No final do evento os campeões de Goiás, que obtiveram as melhores produtividades dentro do desafio foram premiados:
*Produtor Paulo Sérgio Vian e o Consultor Técnico Júlio Sérgio Henskes Vian de Rio Verde;
*Produtor Claudemir Schwening e o Consultor Técnico Lásaro Souza Pereira de Rio Verde;
*Produtor Jorge Cunha Cruvinel e o Consultor Técnico Antônio Carlos de Canpos Bernardes de Montividiu;
*Campeão Estadual de Goiàs: Produtor João Paulo Brandão de Uruaçu.