Em Rio Verde, fórum debate produtividade de soja

Imagem

foum sojaFabiana Sommer
Para discutir o mercado brasileiro e mundial de soja, assim como o papel do Brasil nesse contexto, o Sindicato Rural (SR) de Rio Verde foi palco de uma discussão sobre a produtividade do grão. O evento, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) e pelo Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES), contou com o apoio do Sindicato Rural de Rio Verde e da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), reunindo cerca de 300 pessoas e levantando a possibilidade a produção de 100 sacas por hectare.

Durante o evento, temas relacionados a técnicas inovadoras de produção da soja foram debatidos e um histórico dos desafios e das conquistas em produtividade ao longo dos anos também entraram na pauta.

De acordo com o coordenador do evento, Alexandre Abbud, está sendo cada vez mais fácil o produtor atingir elevados níveis de produtividade, basta ele estar sempre antenado com as pesquisas e tecnologias inovadoras. “É possível sim produzirmos 100 sacas por hectare, mas para isso o produtor deve seguir alguns passos e o principal dele é estar sempre se atualizando”, afirma Abbud.

O presidente do CESB e palestrante, Orlando Martins, disse que os produtores têm cada vez mais investido nas lavouras e isso fica comprovado através do grande potencial na produtividade da soja e também no investimento cada vez maior em novos métodos e tecnologias. Para ele, discussões como essas são fundamentais e Rio Verde foi escolhido para sediar o Fórum de Máxima Produtividade, uma vez que concentra um número muito grande de produtores e é referência no agronegócio. “Pela segunda vez realizamos o fórum em Rio Verde, afinal, aqui é um dos principais pólos produtores de soja do País e os produtores estão sempre dispostos a aprender e disseminar as técnicas absorvidas” ressalta.

O evento foi a oportunidade dos produtores, técnicos e estudantes trocarem experiências e compreenderem mais detalhadamente as técnicas produtivas mais eficientes para o cultivo da leguminosa.

No final do evento os campeões de Goiás, que obtiveram as melhores produtividades dentro do desafio foram premiados:
*Produtor Paulo Sérgio Vian e o Consultor Técnico Júlio Sérgio Henskes Vian de Rio Verde;
*Produtor Claudemir Schwening e o Consultor Técnico Lásaro Souza Pereira de Rio Verde;
*Produtor Jorge Cunha Cruvinel e o Consultor Técnico Antônio Carlos de Canpos Bernardes de Montividiu;
*Campeão Estadual de Goiàs: Produtor João Paulo Brandão de Uruaçu.

Áreas de atuação

Veja também

16ª

Notícias

16ª Cerimônia do Programa Agrinho celebra protagonismo estudantil, sustentabilidade e grandes conquistas em Goiás

Bureau

Notícias

Bureau Veritas inicia visitas para acreditação de obras rodoviárias do Ifag

Faeg

Notícias

Faeg orienta como municípios podem decretar emergência após prejuízos causados por chuvas, tempestades ou seca

Imagem