AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Embalagens adequadas reduzem perdas de produtos

Para pesquisadora da Embrapa redução de perdas e desperdícios são alternativas. Foto Fredox CarvalhoNayara Pereira
De acordo com técnicos, especialistas e pesquisadores, aumentar a produção de frutas é a possível solução para atender o futuro aumento da demanda global por alimentos. O caminho para essa elevação na produção pode ser o aumento da área plantada ou a ampliação do rendimento das culturas. Essa observação, foi levantada pela pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças, Rita Luengo, nesta quarta-feira (7), durante o 1° Encontro Goiano de Fruticultura. O evento, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), acontece no auditório da entidade e vai até a próxima quinta-feira (8). Durante os dois dias, também acontece o 13° Seminário de Citricultura Goiana.

Em sua palestra – “Embalagens e Perdas”- a pesquisadora apresentou um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), apontando que cerca de um bilhão de toneladas de alimentos produzidos no mundo são desperdiçados a cada ano. No caso das frutas e hortaliças, o problema é motivado pela falta de infraestrutura adequado ao longo da cadeia produtiva. Só em Goiás, 30% da fruticultura é desperdiçada durante o processo de manuseio.

Para Rita, viabilizar a chegada do alimento produzido até a população, através da redução de perdas e desperdícios com a adoção de soluções eficientes ao longo da cadeia produtiva, configura uma das formas de garantir segurança alimentar e nutricional a todo o mundo. “Neste sentido, a integração das partes componentes da cadeia produtiva passa a ser ação essencial no gerenciamento das perdas, uma vez que cada parte isolada tem efeito positivo ou negativo sobre a outra”, enfatizou.

No Brasil, a Embrapa dedica parte de suas ações na busca de soluções tecnológicas que diminuam os impactos ambientais causados pelo desperdício. Segundo a pesquisadora, os projetos elaborados visam melhorar e diminuir os efeitos negativos de cada etapa da cadeia produtiva, passando pela produção, manuseio, processamento, mercado, distribuição até chegar à mesa do consumidor.

“Atualmente temos um projeto voltado aos pequenos e grandes produtores de fruticultura, no sentido de melhorar o manuseio durante a colheita e o processo de embalagem dentro da própria propriedade. O objetivo é que o produtor sofra menos, seja protegido de condições adversas e seja menos machucado”, ressaltou. A intenção é que os próprios produtores embalem seus produtos antes de chegarem as as indústrias, cooperativas, Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa), supermercados e assim, chegarem nas mãos dos consumidores com a embalagem de origem.Furquim aponta cursos do Senar como aliados dos produtores. Foto Fredox Carvalho

Aperfeiçoamento na produção

Produtor de Palmeiras de Goiás já faz processo de embalagens em sua propriedade. Foto Fredox CarvalhoDe acordo com o técnico adjunto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Leonnardo Furquim, a entidade vem trabalhando com cursos voltados para a qualidade dos frutos durante o processo de embalagem, principalmente pós-colheita. “Hoje trabalhamos com cursos para diminuírem os impactos durante o transporte dos produtos e com isso, levar mais qualidade a mesa do consumidor”, destacou. Os cursos oferecidos são: Técnicas de produção da fruticultura e Processamento de Frutas.

O produtor de Palmeiras de Goiás, Almir Bastos, já utiliza essa técnica de embalagem em sua propriedade de cerca de 126 hectares de laranja. “Temos todas as ferramentas de pós- colheita em minha propriedade e assim que finalizamos o processo de lavagem, passamos para as embalagens próprias. Ganhamos muitas vantagens com essa técnica”, explicou Almir, que também preside a Associação Goiana dos Citricultores (Agocitros).

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem