Gilmara Roberto
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) encerram nesta sexta-feira (17/4) a capacitação da última turma de professores do Programa Agrinho 2015. Nessa quinta-feira (16/4), no Augustus Hotel, em Goiânia, o presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, participou de jantar de confraternização com professores e agradeceu: “Fiz questão absoluta de estar aqui hoje para dizer muito obrigado por estarem aqui e acreditarem nesse projeto”.
Para José Mário, os educadores são os grandes responsáveis pelo sucesso do programa, que já completa oito anos. “Sem os professores, nós não conseguiríamos fazer com o que o Agrinho tivesse a proporção que tem. Nossa meta é fazer com que o programa esteja cada vez mais presente na vida das famílias goianas”, definiu o presidente.
A palestrante Denise Barbosa Santos definiu o programa como “uma ferramenta multiplicadora da qualidade de vida”. Denise é odontóloga e foi responsável por transmitir aos professores multiplicadores conhecimento sobre saúde bucal. “O Agrinho é oferece ao educador a possibilidade de transformar vidas. A saúde é um tema ainda pouco trabalhado na educação e o Programa nos possibilita estar em inúmeros municípios para transformar a qualidade e a realidade de vida das crianças e suas famílias”, afirmou Denise Barbosa.
Da cidade de Rio Quente, Vivian Rodrigues e Isabel Gonzaga vieram a Goiânia participar do Agrinho pela primeira vez. Para Vivian, que é monitora infantil, o encontro foi de muito aprendizado. “Foi muito enriquecedor porque aprendi muita coisa, tanto com professores participantes quando com os palestrantes, para aplicar na escola”, declarou a monitora.
Isabel Gonzaga, que é coordenadora do Colégio Municipal Professor Lourenço Batista, participou da capacitação e já começou a pensar em projetos a serem desenvolvidos em Rio Quente. “Estamos pensando em desenvolver hortas, caminhadas ecológicas, plantio de árvores e palestras sobre saúde”, informou.
Programa Agrinho
O Programa Agrinho é um projeto de responsabilidade social do Senar Goiás e tem por objetivo promover educação, cidadania e consciência ambiental, entre outros temas, entre crianças da rede pública e conveniada de ensino. Há oito anos, o Programa estimula o desenvolvimento de projetos nessa temática e premia, anualmente, alunos e professores responsáveis pelos melhores trabalhos.
Este ano, forma capacitados cerca de 500 professores, que agora irão multiplicar o aprendizado entre os educadores de seus municípios e promover a realização dos trabalhos.