Michelle Rabelo
Trazendo para dentro de casa o que dá tão certo fora dela, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) capacitam seus parceiros, assim como fazem com milhares de produtores rurais, por meio de cursos, ações e programas especiais. As entidades promovem, nos dias 4 e 5 de agosto, mais um Encontro de Dirigentes, desta vez de olho em quem está entrando agora no setor e assumindo as gestões dos Sindicatos Rurais (SRs) espalhados pelo estado. Na ocasião, Faeg e Senar Goiás visam capacitar os novos presidentes, que assumiram as cadeiras no 1º semestre de 2015, para prestem melhores serviços e disponibilizem maior apoio aos homens do campo.
O coordenador do evento e gerente Sindical da Faeg, Vitor Hugo Evangelista, explica que o objetivo é ampliar a visão dos novos dirigentes sobre o trabalho realizado pela Faeg e pelo Senar Goiás. Além disso, o evento irá tratar sobre a atuação dos presidentes dos SRs como líderes do setor produtivo rural nos seus respectivos municípios.
No encontro acontece também o Seminário do Programa Empreendedor Sindical, composto por uma série de palestras que irão abordar temas como os indicadores do desenvolvimento sindical, a arrecadação da contribuição do Sindical Rural e suas obrigações legais. Fruto de uma parceria entre as entidades e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás), o Programa Empreendedor Sindical (PER) visa desenvolver as organizações e as atividades sindicais rurais em Goiás.
O encontro, que contará com a participação do presidente e três membros da diretoria de 17 SRs, vai trazer um resumo do cenário do agro em Goiás e no Brasil, apresentando as funções diretivas e de lideranças, passando por conceitos básicos de desenvolvimento sustentável, estruturas de poder, políticas públicas e parcerias estratégicas. Além disso, será destacada a importância de cada personagem como membros de diretorias, instrutores, mobilizadores e equipe técnica.
O presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, falará sobre a evolução e o papel do líder no Sistema Sindical Rural. O vice-presidente institucional da entidade, Bartolomeu Braz, irá abordar a atuação da Faeg no que se refere à política de classe e comissões técnicas. Para falar sobre a parceria entre o Senar Goiás e os Sindicatos Rurais (SRs), o superintendente da entidade, Eurípedes Bassamurfo também ministrará palestra para os presentes.
Segundo o gerente sindical da Faeg, Vitor Hugo Evangelista, entender essa parceria, tanto com a Faeg quanto com o Senar Goiás, é de fundamental importância para uma boa gestão. “Conseguimos identificar que muitos dos problemas que presenciamos hoje na base acontecem por falta de informação e excesso de inexperiência dos novos dirigentes. Os sindicatos precisam estar próximos das entidades representativas para que consigamos atendê-los com a maior eficiência possível”. Victor Hugo ministrará palestra sobre a atuação institucional, cujo objetivo é mostrar para a diretoria dos SRs a grande variedade de áreas de atuação disponíveis, tanto institucionalmente, quanto na prestação de serviços para seus associados, assim como trabalhadores e produtores rurais da região.
Finalizando o encontro, o painel “Parcerias visando o Desenvolvimento Municipal” aborda a importância de um trabalho conjunto dentro do cenário do agronegócio. Neste painel, participam, os presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Eduardo Alves Toledo e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural em Goiás (Emater Goiás), Pedro Arraes. Completando o time, o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal Lemos também irá participar.
Programa Empreendedor Sindical
Resultado de uma parceria com o Sebrae Goiás, o Programa Empreendedor Sindical (PER) atua diretamente na parte de gestão e planejamento, que são a base de um Sindicato Rural forte. “O Sebrae contribui com sua experiência nessas áreas para formatar junto conosco, ações que levem um pouco mais de conhecimento aos dirigentes sindicais e produtores goianos. Assim, caminhamos para um setor produtivo mais forte e cada vez mais planejado”, pontua Vitor Hugo.