Encontro de produtores rurais em Jataí destaca avanços do agro

Imagem

presidente zmNayara Pereira

Nesta sexta-feira (16), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner e o vice-presidente, Bartolomeu Braz, prestigiaram em Jataí região Sudoeste do estado, o 3º Encontro de Produtores Rurais do município. O evento que acontece no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade, segue até o próximo sábado (17), com palestras, painéis de debates e informações relacionadas a agropecuária e o agronegócio goiano e brasileiro. O encontro é realizado pela Rádio Missão FM, com a parceria do Sindicato Rural (SR) de Jataí.

De acordo com o produtor rural e também um dos organizadores do evento, Vitor Gaiardo, o encontro serve para levar aos produtores da região atualidades que envolvem o setor. “Nossa classe produtora precisa estar em sintonia com o que tem de novo na agropecuária, discutir as questões que permeiam o agronegócio, desde as condições de infraestrutura para produção até o cenário do mercado para a comercialização é fundamental para o avanço”, disse. bartolomeu b

Bartolomeu Braz, que também é presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja Goiás), apresentou aos presentes o cenário atual do agro goiano, além de destacar a resolução que prevê renegociação de dívidas para Goiás, emitida nesta semana pelo Banco Central. “A medida não atende o setor. Infelizmente isso vai trazer muita dificuldade para o produtor que foi afetado pela seca e ficará difícil fazer o plantio com as tecnologias que são necessárias na próxima safra”, destacou Bartolomeu, que também falou sobre exportação, produção e avanços do setor.

Já o presidente da Federação, José Mário Schreiner, parabenizou a inciativa do encontro e bradou sobre o potencial do agro goiano, que detém 60% do Produto Interno Bruto (PIB), totalizando, aproximadamente, R$ 100 bilhões. “Nosso estado, o que inclui Jataí, é destaque em várias culturas, como soja e milho. Isso nos mostra que a produtividade de Goiás, cresceu 500% a mais que a área plantada. Sabe porquê? Usamos frequentemente tecnologia de ponta nas lavouras, técnicas de plantio e assistência ao produtor”, explicou.

Áreas de atuação

Veja também

Com

Com o apoio do Senar Goiás, avicultura ganha protagonismo e se prepara para as festas de fim de ano

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Imagem