
Evento apresentou o balanço das ações de 2025, projetou estratégias para 2026 e reconheceu profissionais do campo e os vencedores do Concurso Faeg Jovem
Emocionante e transformador. Assim pode ser definido o Encontro Estadual de Lideranças do Agro 2025, que reuniu cerca de três mil pessoas no último sábado (13), no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza, em Goiânia. O evento consolidou-se como um dos principais momentos de integração, reconhecimento e planejamento estratégico do Sistema Faeg/Senar para o agro goiano.
Lideranças de todas as regiões do estado, técnicos de campo, mobilizadores e instrutores participaram do encontro, profissionais que atuam diretamente junto a trabalhadores e produtores rurais, levando conhecimento, qualificação e assistência técnica ao campo.
Para o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, a grande participação do público reforça a força do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Ver esse espaço lotado é a prova de que estamos no caminho certo. Este encontro é essencial para fazermos um balanço das ações realizadas e, principalmente, para alinharmos as metas e os desafios que teremos pela frente em 2026”, destacou.

O impacto das ações do sistema também foi evidenciado pelo superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, que ressaltou os resultados alcançados em 2025. “Somente neste ano, o Sistema Faeg/Senar transformou cerca de dois milhões de vidas em Goiás. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, feito com presença no campo, planejamento e compromisso com as pessoas”, afirmou.
Além dos debates e reconhecimentos, o evento foi marcado por um momento cultural especial: a Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás emocionou o público com uma apresentação que uniu a música de concerto à identidade do campo, interpretando clássicos da música sertaneja, em um espetáculo que conectou tradição, cultura e emoção.
O encontro foi marcado ainda pela valorização de profissionais que se destacaram ao longo do ano. Foram premiados os vencedores do 5º Concurso Estadual de Vídeos Educativos do Senar Goiás, nas categorias Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). Técnicos de campo receberam o Prêmio ATEG 2025, enquanto mobilizadores foram homenageados com o Prêmio Eficiência na Mobilização 2025, reconhecendo resultados e dedicação no atendimento aos produtores.
A programação contou também com palestras de grande repercussão nacional. O empreendedor Geraldo Rufino compartilhou sua trajetória de superação e falou sobre liderança, atitude e resiliência. Já o comunicador e analista político Caio Coppolla trouxe reflexões sobre o cenário político e econômico do país e seus impactos no agronegócio.
Premiação Concurso Faeg Jovem

Outro destaque do evento foi a premiação do Concurso Faeg Jovem 2025, que reconheceu os grupos com as melhores ações alinhadas ao tema ESG (Ambiental, Social e Governança). As iniciativas premiadas envolveram projetos de liderança, sustentabilidade e ações que aproximam o campo e a cidade. Em 2025, o programa contou com a participação de 201 grupos ativos em todo o estado. Os 10 primeiros colocados, com seus respectivos trabalhos, foram:
1º Mineiros – BARU 2025: ESG como Prática Viva no Cerrado de Mineiros;
2º Corumbá – Corumbá de Goiás Sustentável: Ações Integradas de ESG do Campo à Cidade;
3º Ceres – Implementação de práticas ESG para impulsionar a fruticultura sustentável nos municípios de Ceres e Rialma;
4º Castelândia – Agro Sustentável: o impacto do ESG na Queijaria Santo Antônio;
5º Anápolis – ESG na Colmeia;
6º Jussara – Implantação de práticas sustentáveis e de bem-estar na agropecuária: uma experiência rural sob o enfoque ESG
7º Campos Verdes – Mineração e agropecuária sustentáveis para um futuro integrado;
8º Trindade – ESG: entendendo, servindo e gerando valor;
9º Uruana – ESG: entendendo, servindo e gerando valor;
10º Varjão – Projeto Feira Raízes: agro sustentável e o impacto do ESG no município de Varjão.
Os vencedores receberam diferentes reconhecimentos, como participação em eventos exclusivos, presença na Tecnoshow, missões técnicas e, para o primeiro lugar, um notebook para cada integrante do grupo.
Em 2026, o Concurso Faeg Jovem já tem tema definido: “Saúde no campo: cuidar para produzir”, reforçando a importância do cuidado com as pessoas como base para a produtividade, o bem-estar e a sustentabilidade das atividades rurais.
Para o diretor técnico do Senar Goiás, Leonnardo Furquim, o Faeg Jovem representa um investimento estratégico no futuro do agro. “O Faeg Jovem forma lideranças preparadas para os desafios do setor. São jovens que pensam o agro de forma moderna, responsável e conectada com a sociedade. Fortalecer esses grupos é garantir um futuro ainda mais sólido para o campo goiano”, afirmou.
Comunicação Sistema Faeg/Senar
Notícias
10/12/2025
Notícias
08/12/2025
Notícias
08/12/2025