Encontro vai orientar sobre os principais limites e desafios na produção de leite

Imagem

Orientar sobre os principais limites da competitividade do leito brasileiro e quais são os maiores desafios para resolvê-los. Este é o objetivo da palestra ‘Competitividade do leite brasileiro’, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo e analista do Milkpoint Mercado Valter Bertini Galan, no dia 8 de novembro, das 9h30 às 10h30, no 3º Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite, em Goiânia (GO). O assunto faz parte do painel ‘Coordenação setorial da cadeia láctea’ e pretende ainda orientar sobre os maiores desafios de mercado, quais opções estratégias devem escolher para seus negócios e que resultados esperar deles. “Quem está nesta área precisa ter a noção clara destes principais assuntos”, explica Valter.

Para Valter outro caminho para a evolução na produção é saber o momento e a hora certa de investir em tecnologia. “Há tecnologias de nível mundial disponíveis para uso pelos produtores brasileiros e exemplos reais de produtores que estão seguindo pacotes tecnológicos vencedores e competitivos em nível mundial em suas propriedades”, destaca.

Produção mundial

Segundo Valter, existem vários aspectos para o Brasil se tornar um dos grandes produtores mundiais de leite, tudo conciliado com a adoção de novas tecnologias. “Precisamos aumentar a produtividade média do rebanho nacional, da mão de obra utilizada, aumentar o teor de sólidos do leite produzido, melhorar os sistemas de pagamento do leite para que incentive efetivamente a qualidade e o teor de sólidos no leite, entre outros aspectos”, diz.

Encontro

No dia 8 de novembro, serão discutidos temas como a competitividade do leite brasileiro; instrumentos e ferramentas para harmonização da relação produtor e indústria; entraves para exportação; qualidade do leite como fator de competitividade; ganhos de produtividade como mecanismo de redução de custo e proteção de preços, etc. O evento ocorrerá no auditório da Faeg, das 7h30 às 17h.

Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, o encontro é importante, pois aproxima o produtor de assuntos como tecnologia, empreendedorismo, inovação e mercado. “Não é fácil conduzir a atividade leiteira em Goiás. São vários os desafios enfrentados no dia a dia no campo. Por isso, o evento traz a oportunidade de orientar, principalmente o produtor, a melhorar sua produção, produtividade e eficiência, aproveitar a tecnologia como benefício do negócio rural, além de abordar tendências de mercado”, enfatiza.

Os interessados em participar do encontro poderão se inscrever por meio deste link: https://ev.congressy.com/iii-encontro-estadual-dos-empreendedores-do-leite/. A inscrição é gratuita.


Programação

8 de novembro (quinta-feira)

7:30 às 09:00 – Inscrições e café da manhã

09:00 às 9h30 – Abertura

09:30 às 12:00 – Painel: Coordenação Setorial da Cadeia Láctea

09:30 às 10:30 – Palestra: “Competitividade do Leite Brasileiro” – Valter Bertini Galan – Milkponit Mercado

10:30 às 11:30 – Palestra: “Instrumentos e ferramentas para harmonização da relação produtor e indústria – Estudo de Caso Laticínio Verde Campo – Lavras (MG) – Sávio Santiago – Gestor de Qualidade

11:30 às 12:00 – Debate

12:20 às 14:00 – Almoço

14:00 às 16:00 – Painel: Competitividade do Leite Brasileiro

14:00 às 14:40 – Palestra: “Custo Brasil: Entraves para a Exportação” – Glauco Rodrigues de Carvalho – Pesquisador Embrapa Gado de Leite

14:40 às 15:20 – Palestra: “Qualidade do leite como fator de competitividade: Situação de Goiás – Professora Dra. Clarice Gebara – CPA/LQL/EVZ/UFG

15:20 às 16:00 – Palestra: “Ganhos de produtividade como mecanismo de redução de custo e proteção de preços” – Carlos Eduardo – Senar Goiás

16:00 às 16:30 – Debate

16:30 às 17:00 – Sorteio de Brindes

17:00 – Encerramento


Serviço

3º Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite

Data:

8 de novembro – sede da Faeg – Rua 87, nº 662, setor Sul – Goiânia (GO)

Horário: 07h30 às 17h

Mais informações: https://ev.congressy.com/iii-encontro-estadual-dos-empreendedores-do-leite/


Informações para a imprensa

Gerência de Comunicação do Sistema Faeg e Senar

(62) 3096-2200


Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem