AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Entre elogios, Bonópolis recebe atendimento oftalmológico

Imagem

Salvino PereiraMichelle Rabelo
O nome do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é velho conhecido de quem mora no campo e que vê na capacitação um dos únicos caminhos para mudar de vida. Mas o que muita gente não sabe é que a entidade também é extremamente engajada com ações sociais. A população de Bonópolis, no norte do estado, recebeu nesta sexta-feira (1) a equipe do Senar Goiás, que levou atendimentos médicos e de cidadania ao município. Trata-se de mais uma edição do Programa Faeg/Senar em Ação, iniciativa que percorre os quatro cantos do estado. O evento de hoje, realizado também pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), aconteceu no hospital municipal da cidade.

A população contou, durante o dia, com atendimentos relacionados à saúde, mas o destaque foi para a oftalmologia, já que não existem médicos dessa especialidade na cidade. Outros serviços, como teste de glicemia, aferição de pressão, exame Papanicolau e PSA, também foram disponibilizados. No que diz respeito a cidadania, quem passou pelo Faeg/Senar em Ação pode se informar sobre o programa Bolsa Família e atualizar o cadastro do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o lavrador, Salvino Pereira, 65 anos, o Faeg/Senar em Ação preenche uma lacuna, deixada pelo poder público, que prejudica demais a população. Ele foi até o hospital para realizar o exame de PSA e fez questão de elogiar a iniciativa. “Não é todo mundo que consegue ir até a cidade grande quando precisa de um médico especialista. Quando temos isso na porta de casa e de graça é quase inacreditável. Isso aqui tem que acontecer pelo menos seis vezes no ano”, disse, aproveitando para destacar que ficou muito feliz em saber do envolvimento da Faeg com questões sociais.

Segundo, o presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás e da Faeg, José Mário Schreiner, muita gente se confunde quando relaciona a iniciativa das entidades com a zona rural. “A Faeg atua em 246 municípios goianos, cuidando e zelando dos produtores. Não é só representa-los politicamente e trabalhar em prol dos seus interesses profissionais. É um trabalho muito maior que muitas vez a população em geral não conhece. É um exercício diário de exercitar a sensibilidade e olhar para as pessoas de uma maneira carinhosa. Sabemos da dificuldade que o poder público tem em oferecer atendimento médico em todo o estado”, explicou.

A afirmação de Schreiner, sobre a carência de alguns municípios em relação a disponibilização de atendimentos médicos, é confirmada pela secretária de Saúde de Bonópolis. Vera Lúcia Izídio, conta que há na cidade médicos de vários especialidades, mas que a oftalmologia ainda é um desafio. “Sempre que há demanda, levamos os moradores para a capital, mas ter o atendimento aqui, de graça, é valioso demais”, disse.

Divina AlvesPara Divina Alves Lemes, 58 anos, o Faeg/Senar em Ação “merece todos os elogios do mundo. A lavradora, que mora no Assentamento Arara, conta que várias vezes precisou viajar para conseguir atendimento médico e que a última vez que teve acesso a atendimento oftalmológico foi há dois anos atrás, durante outra edição do Faeg/Senar em Ação. Desde então a lavradora está com dificuldades de enxergar.

prefeitaParceria que dá gosto de ver
A ação desta sexta-feira (1) contou com a parceria da prefeitura e do Sindicato Rural de Bonópolis. “Tem um ditado na vida que diz o seguinte: sozinhos podemos ir até mais rápido, mas juntos vamos muito mais longe. E por isso estamos aqui. Estamos juntos. O meu muito obrigado a todos que nos ajudaram e que comparecem. Nosso trabalho é para vocês!”, disse o presidente da Faeg, José Mário Schreiner. Compartilhando da mesma opinião, a prefeita de Bonópolis, Cristina Beatriz Rodrigues, também destacou a importância das parcerias.

Sobre o programa
Criado em 2008, o programa Faeg/Senar em Ação leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados à saúde e à cidadania. Devido à expansão dos atendimentos ofertados através de diversas parcerias, o programa tem se superado a cada ano.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem