No município de Itaberaí, os alunos da Escola Municipalizada São Benedito (Escola Rural) estão aumentando o índice de felicidade na região. Isso aconteceu depois que os estudantes e funcionários do colégio, através do Programa Agrinho do Senar Goiás, entenderam que a felicidade não é algo que se consegue esperando e sim construindo.
O Alicerce começou com uma feira para as pessoas trocarem lixo reciclável por alimentos. Isso deixou as pessoas da região mais felizes porque ficaram menos doentes, com a redução dos índices de dengue que eram altíssimos.
A construção da felicidade continuou com a comunidade escolar fazendo quitandas na padaria municipal e levando para o Lar de idosos Santana e o abrigo Casa Lar para crianças e adolescentes vítimas de violência ou abandono. Através desse contato os alunos perceberam o quanto são privilegiados com a felicidade por ter família. Melhoraram o comportamento em casa, a harmonia, passaram a valorizar mais os pais e os idosos.
“Esses são apenas pequenos exemplos da transformação gigante na nossa comunidade. A felicidade não está em receber, mas em doar. Cada um de nós tem o poder de ser protagonista com pequenos gestos, em contribuir para isso, ao invés de ficar esperando”, explicou Neuza Borges, diretora da escola. No dia 23 de novembro, na próxima sexta-feira, a Neuza vai trazer pra Goiânia quatro ônibus lotados de pessoas felizes da cidade de Itaberaí. Os projetos da escola dela foram premiados pelo Agrinho.
Esse é só um exemplo dos projetos incentivados pelo Programa. Em 11 anos, o Programa atingiu: um milhão e oitocentos mil alunos e 82 mil professores. Na premiação de 2018, serão 290 premiados entre alunos, professores e gestores. Entre os mais de 400 prêmios estão um carro zero e uma moto para as instituições de ensino com os melhores projetos.
O evento acontece na Atlanta Music Hall, a partir das 08h da manhã. Virão caravanas de escolas de todo estado. O evento será recheado com histórias inspiradoras e divulgação de projetos que começaram na escola e mudaram um município todo.
O tema deste ano “o Brasil que queremos: seja protagonista” é um convite a refletirmos sobre ensino e aprendizagem. Ele discute o papel do educador como formador de opinião e do aluno como autor de sua própria história. E nos indaga como plantar o nosso melhor deixando boas sementes por onde passamos, para colhermos um mundo sustentável onde a comunidade está conectada com os grandes dilemas vividos em sociedade.
Os grandes talentos relevados pelo Agrinho, foram avaliadas nas categorias:
-Desenho
-Redação
-Município Agrinho [instituição cuja atuação ultrapassou os muros da escola, inspirando ações locais que alcançam impactos globais em prol do município]
- Agrinho jovem [contempla a elaboração de plano de negócio de produtos e serviços sustentáveis, um estímulo ao empreendedorismo]
Serviço: CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO PROGRAMA AGRINHO 2018
Data/ Local: 23-/11/18 – ATLANTA MUSIC HALL- BR-153, s/n - Ns. de Lourdes, Goiânia.
Horário: 08H30
Assessoria de Comunicação Sistema FAEG/ SENAR: