Está aberta consulta pública para os requisitos do Selo ARTE de alimentos artesanais

Imagem

O Ministério da Agricultura abriu consulta pública para envio de sugestões sobre os requisitos para a concessão do Selo ARTE, que identificará os alimentos artesanais de origem animal. A proposta de Instrução Normativa com as regras foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta (1) e seguirá aberta em consulta por 30 dias. Para visualizar, clique acesse: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/anexo-208197250.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Marina Zimmermann, alertou sobre a importância de produtores rurais, técnicos das federações de agricultura e dos órgãos de agricultura dos estados participarem da consulta.

“Estão em consulta, por exemplo, os critérios para a garantia da qualidade dos produtos artesanais de origem animal para a obtenção do Selo ARTE. Isso será verificado pelas Unidades da Federação aptas à concessão do Selo”, observou Marina.

O Selo ARTE foi regulamentado em julho. A CNA atua junto ao Mapa no desenvolvimento de normas de boas práticas agropecuárias e de fabricação e também orientando os produtores rurais. A elaboração de normativos para os alimentos artesanais é um dos pleitos da Confederação para ampliar agregar valor à produção dos pequenos e médios produtores rurais. Inicialmente, a instituição realizou o levantamento do perfil das propriedades e dificuldades desses produtores de alimentos artesanais.

Em junho de 2018, a instituição realizou o seminário “Agro em Questão – Alimentos Artesanais e Tracionais: mais valor para quem vende e para quem compra” e apoiou a aprovação da Lei 13.680 de 2018, que facilita a comercialização de alimentos artesanais de origem animal em todo o Brasil. Em março de 2019, o Sistema CNA/Senar criou o Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais CNA/Senar.

Para saber mais sobre o assunto: https://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/alimentos-artesanais-e-tradicionais.

Assessoria de Comunicação CNA /Comunicação Sistema Faeg/Senar.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem