AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Estiagem no Sul do país contribui para redução da produção de soja

O 6º levantamento da safra 2022/23, divulgado, no último dia 09/03, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com os dados disponibilizados, a produção de soja no Brasil deve atingir um total de 151,4 milhões de toneladas, uma queda de (1%) comparado à estimativa de fevereiro. Essa redução ocorreu devido às chuvas constantes, que tem atrapalhando a colheita, e a estiagem ao sul do Brasil que prejudicou a produção da soja gaúcha.

Entre os estados, Goiás é o 3º maior produtor, com uma produção estimada de 17.2 milhões de toneladas, queda de (0,6%) no comparativo com a safra anterior, a estiagem no início da safra prejudicou algumas áreas, porém, a chuva conseguiu recuperar essas perdas de forma moderada. A produtividade também apresentou queda, variação negativa de (4,0%). Tivemos uma variação positiva na produtividade em relação ao relatório de fevereiro, saímos de 3.700 kg/ha para 3.800 kg/ha, se aproximando dos números da safra passada.

Para a produção de milho 2º safra em Goiás, o 6º levantamento apresentou uma variação negativa em relação a divulgação de fevereiro, saindo 12.8 para 12.5 milhões de toneladas, e a produtividade uma pequena variação de 0,10%, indo para 6.741 kg/ha. Em relação à produção total do cereal no Brasil, ocorreu alterada positiva, indo para 124,6 milhões de toneladas, um aumento de 10% em relação à safra passada, além de um crescimento de quase 8% na produtividade na safra deste ano.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)
Elaboração: Instituto para Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG)

Áreas de atuação

Veja também

Goiás

Notícia

Goiás lança Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na sede da FAEG

Oportunidade

Notícia

Oportunidade para ser conselheiro da Faeg no CAT

Pimenta-do-reino:

Notícia

Pimenta-do-reino: casal de produtores de Cocalzinho de Goiás investe no cultivo com ATeG do Senar

Imagem