O 6º levantamento da safra 2022/23, divulgado, no último dia 09/03, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com os dados disponibilizados, a produção de soja no Brasil deve atingir um total de 151,4 milhões de toneladas, uma queda de (1%) comparado à estimativa de fevereiro. Essa redução ocorreu devido às chuvas constantes, que tem atrapalhando a colheita, e a estiagem ao sul do Brasil que prejudicou a produção da soja gaúcha.
Entre os estados, Goiás é o 3º maior produtor, com uma produção estimada de 17.2 milhões de toneladas, queda de (0,6%) no comparativo com a safra anterior, a estiagem no início da safra prejudicou algumas áreas, porém, a chuva conseguiu recuperar essas perdas de forma moderada. A produtividade também apresentou queda, variação negativa de (4,0%). Tivemos uma variação positiva na produtividade em relação ao relatório de fevereiro, saímos de 3.700 kg/ha para 3.800 kg/ha, se aproximando dos números da safra passada.
Para a produção de milho 2º safra em Goiás, o 6º levantamento apresentou uma variação negativa em relação a divulgação de fevereiro, saindo 12.8 para 12.5 milhões de toneladas, e a produtividade uma pequena variação de 0,10%, indo para 6.741 kg/ha. Em relação à produção total do cereal no Brasil, ocorreu alterada positiva, indo para 124,6 milhões de toneladas, um aumento de 10% em relação à safra passada, além de um crescimento de quase 8% na produtividade na safra deste ano.
Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)
Elaboração: Instituto para Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG)