AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Pronatec Agro tem participação significativa em Rio Verde

Imagem

Pronatec AGROFabiana Sommer

Estudantes do último período do curso técnico em Agropecuária estão participando do projeto Pronatec Agro na cidade de Rio Verde. Ao todo, 20 alunos integram a turma que passa pela capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) por solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A grade de curso é composta pela atividade leiteira e o principal objetivo é aprimorar os conhecimentos dos estudantes, tornando-os profissionais capacitados para tal exercício. “O curso vai preparar os jovens para serem técnicos de campo, a ideia é que saiam prontos para prestarem assistência técnica”, afirma o supervisor regional do Senar Goiás, Renildo Teixeira.

As aulas, que estão sendo ministradas no Centro de Treinamentos do Sindicato Rural de Rio Verde, contam com uma metodologia multidisciplinar e os estudantes participantes do curso poderão prestar serviços de assistência técnica e gerencial, com qualidade e eficiência, suprindo uma carência do setor rural.

O curso possui carga horária de 240 horas, divididas em módulos, sendo capacitação metodológica (24h) capacitação tecnológica (96h) capacitação gerencial (80h) empreender no campo (40h). Também realizado através do Pronatec, alunos concluintes do ensino médio e recém passados no vestibular participam do curso de bovinocultor de corte. Dos participantes quatro acabam de passar no vestibular para medicina veterinária e começarão 2015 com novos projetos, por isso a escolha em optar por fazer o curso.

Anderson Batista já cursa medicina veterinária e se interessou pelo curso profissionalizante por causa da oportunidade de adquirir mais conhecimentos e também por já estar na área. “Estou achando o curso muito bom e o que mais chama minha atenção é que não é só teoria, temos a prática também e isso facilita muito nosso aprendizado”, explica o jovem.

A mesma opinião tem Letícia Ferreira Araújo que passou no vestibular para o curso de pedagogia, mas se interessou pelo assunto e resolveu participar do curso. “Apesar de ter escolhido outra área para cursar, gosto muito da atividade rural e resolvi fazer o curso do Pronatec pois, com qualificação poderei encontrar outros rumos”, afirma.

O curso é dividido em módulos que compreendem manejo de bovinos de corte, introdução à bovinocultura de corte, empreender no campo, nutrição de bovinos, sanidade de bovinos, reprodução de bovinos, bem-estar animal e planejamento e custos de produção. De acordo com o instrutor Elson Martins Costa Júnior o curso tem o objetivo de formar profissionais qualificados e aptos para o trabalho. “O curso é bem amplo, compreende nove módulos e no final totalizará 200 horas, aliando teoria e prática”, conclui.

Áreas de atuação

Veja também

Meliponicultura:

Notícias

Meliponicultura: inscrições abertas para o curso de criação e manejo de abelhas sem ferrão

Senar

Notícias

Senar e parceiros laçam Desafio Agro Startup 2025 com mais de meio milhão de reais para vencedores

Resultado

Notícias

Resultado do processo seletivo interno simplificado para formação de cadastro para conselheiro da representação da Faeg no Conselho Administrativo Tributário - CAT

Imagem