O município de Porangatu recebe nesta quinta-feira (23) a 2ª edição da Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec). A feira ocorrerá entre os dias 23 a 26 de março, abrindo com a palestra ‘Organização política e desenvolvimento: valorização da mão de obra como agente de produtividade’, das 11 às 11h40, realizada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A realização é da Faeg, do Sindicato Rural (SR) de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
Durante a programação, a exposição contará com palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades. Àqueles que comparecerem à Expopec poderão participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços.
Importância do setor
O evento vai ocorrer na cidade de Porangatu, conhecida como a capital goiana do bezerro de qualidade. O município tem acesso privilegiado pelo encontro de dois importantes eixos rodoviários: o eixo de integração nacional Norte-Sul (BR-153) e a rodovia Leste-Oeste (GO-244) entre o Vale do Araguaia e o extremo leste do estado, Região de Campos Belos de Goiás.
Já a macrorregião central (Goiás e Tocantins) concentra um significativo rebanho de bovinos, suínos e ovinos. Os membros destas cadeias produtivas da carne demandam novos conhecimentos, atualizações tecnológicas e profissionais para atender suas necessidades. Os estados de Goiás e do Tocantins possuem juntos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 30 milhões de cabeças de gado. O estado de Goiás ocupa hoje a 3ª posição no ranking de maior rebanho bovino do Brasil com mais de 21,5 milhões de cabeças de gado. Já o estado do Tocantins conta com quase 8,5 milhões de cabeças de gado, ocupando a 10ª posição. Juntos, Goiás e Tocantins são responsáveis por 14% do rebanho nacional.
Com relação ao rebanho suíno, Goiás é o 5º maior produtor com um plantel de aproximadamente 2,3 milhões de animais. O estado conta ainda com um rebanho aproximado de 156.000 ovinos (IBGE).
Palestrantes
Drauzio Varella – A carne vermelha e seus benefícios-sem ideologia
André Bartocci – Manejo: a fórmula para ganhar produtividade sem gastar dinheiro
Antônio Chaker – A verdadeira gestão: conta sofisticada ou ‘arroz com feijão?’
Francisco Vila – Mulher, inevitavelmente herdeira, desejavelmente sucessora
Flávio Dutra – Ganho do rendimento ou rendimento do ganho? O que devemos saber sobre isso
Kellen Severo – Macro desafios, micro soluções
André Rocha – Ovinocultura: ovinos X bovinos ou ovinos + bovinos?
Nilo Chaves de Sá – Suinocultura: de volta aos negócios e à mesa
Fernando Sampaio – Pecuária moderna – uma visão estratégica
Luiz Antonio Josahkian – Seleção genética como fator de produtividade e lucro
Teka Vendramini – A minha, a sua, a nossa história de superação permanente
Marcelo Penha – Não é opção, é obrigação. A pecuária lucrativa em ação!
Paulo Leonel – Lançamento da parceria Adir, Fazenda Conforto e Você!
Adriane Zart – Manejo bovino sem stress – Nada das Mãos
Rowena Petröll – Casos de experiências femininas com gestão no agronegócio
Marcelo Bolinha e Elisabeth Schreiner – Vitrine da Carne
Alcides Torres – Mediador dos painéis
Ficha Técnica
2ª Expopec
Data: 23 a 26 de março de 2017
Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’
Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)
Site: www.expopec.com.br