Murillo Soares
Tão tradicional quanto o tempo seco e o friozinho que faz nessa época do ano, a Exposição Agropecuária começa a dar um novo tom a Goiânia. A 71ª edição do evento foi oficialmente aberta na última sexta-feira (13), na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Além de trazer ao município a moda das camisas xadrez, o acontecimento tem suma importância para a cultura do estado de Goiás, bem como sua economia. “É uma das maneiras de mostrar a força do setor agropecuário”, salientou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner.
Ao lado dele, outras autoridades também compareceram à abertura, dentre elas o governador do Estado, Marconi Perillo, também o vice-governador - e atual secretário de Segurança Pública -, José Eliton. Ao discursar, Perillo foi enfático ao elogiar a Exposição, ressaltando que é uma das mais importantes não apenas do Brasil, mas do mundo. “Recebemos, aqui, visitantes de vários países e mostramos a potência que somos”, disse. “Dependemos da agropecuária, por isso, um ato como este é de suma importância”, completou. Schreiner completou a ideia de Marconi, afirmando que “é em eventos como este que verificamos que o agro cresceu, mesmo nos anos de recessão em que nos encontramos”.
Novo governo
Apesar de o foco ser o agronegócio, os ânimos ainda estavam à flor da pele em relação ao afastamento da então chefe de estado, Dilma Rousseff. Por isso, a conversa teve um tom mais político. Representando o presidente da SGPA, o vice da entidade, Romildo Costa, pontuou que “o novo presidente, Michel Temer é um homem que esteve às sombras, discreto, como seu antigo cargo. Agora, ele será uma luz, um farol para o Brasil”. Segundo ele, a esperança é de que ele transforme o país em um lugar onde todos sejam irmãos. “Conforme diz a nossa Constituição Federal”, completou.
Marconi Perillo, que esteve presente na cerimônia na qual o presidente interino assumiu o comando da máquina federal, afirmou que está mais seguro do novo governo. Ele elogiou a escolha dos novos nomes à frente dos ministérios, em especial os ministros da Fazenda e da Justiça. “Colocaremos nossa economia de volta aos eixos e, para isso, não faltará apoio de nossa parte”, sublinhou. “Após meses de guerra, espera-se que agora nossas crises econômicas e política se cessem”, continuou.
O presidente da Faeg acredita na harmonização do país com este novo governo que começa a surgir. Entretanto, é enfático: “ele precisa de tempo para se ajustar”. Segundo Schreiner, apesar de termos de esperar um pouco mais, Temer sinalizou que busca recolocar o país nos eixos, trabalhando no desenvolvimento econômico através de reformas e muita austeridade. “Ele também vem buscando reconstruir sintonia entre Ministérios, Congresso Nacional e a sociedade”, pontuou. Voltar a fazer o país crescer, opinou José Mário, será um desafio que Michel está disposto a enfrentar.
Exposição
A Faeg e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) estarão até o fim da 71ª Exposição Agropecuária de Goiânia, com um estande. Lá, os visitantes poderão conhecer demonstrações dos cursos de: fabricação de cachaça; fabricação de melado, açúcar mascavo e rapadura; processamento de mandioca; defumados suínos; artesanato de couro; transformação caseira de carne suína; agricultura urbana com hidroponia; plantas medicinais; e artesanato de bambu. O evento acontece até o dia 29/05.