Durante o último fim de semana (13 e 14) o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner ,esteve presente em três eventos voltados ao setor agropecuário. O primeiro foi realizado na manhã de sábado, 13, no município de Piracanjuba.
Mais de cinco mil pessoas se reuniram na 3ª Confraternização dos Associados da Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba (Coapil), onde foi oferecido pelo presidente da Coapil, José Lourenço de Castro, um almoço para festejar com seus associados e familiares. Na ocasião, José Mário, participou da abertura do evento e destacou a importância de cooperativas para o segmento. “A oportunidade de poder comprar em conjunto os insumos, melhora de forma significativa a produção dos produtores.”
Dando continuidade à agenda, o presidente foi até o município de Rio Verde acompanhar a quinta queima do alho, evento que faz parte da programação da 55ª Exposição Agropecuária de Rio Verde. As 13 comitivas participantes chegaram cedo ao local do evento para dar início ao preparo das refeições.
O presidente, José Mário Schreiner, provou a comida de várias comitivas e aprovou a festa. “Esta é a primeira vez que eu venho à queima do alho e adorei tudo o que estou vendo aqui, a comida é excelente, as comitivas são bem organizadas e com certeza irei prestigiar mais vezes esta linda festa”, comentou o presidente.
As comitivas foram avaliadas por seis jurados nos quesitos tralha de cozinha, originalidade, apresentação e comida. O superintendente da Faeg, Claudinei Rigonatto foi um dos jurados e disse que cada comitiva se superava em algum quesito. “A comida é espetacular e cada um soube colocar algum ingrediente diferente, o que aguçou meu paladar e fez com que eu conseguisse distinguir uma da outra”, comentou Rigonatto.
A competição foi acirrada e os jurados tiveram uma enorme dificuldade em atribuir notas, afinal, todas as comitivas souberam chamar a atenção tanto dos jurados como do público. Após mais de uma hora e meia de degustação, os jurados finalmente conseguiram avaliar as comitivas e o resultado dos campeões foi anunciado pelo coordenador do evento, Lúcio Silva Moraes.
O Presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Walter Baylão Júnior disse que mais uma vez a festa foi um sucesso e superou todas as expectativas. “Nossa festa só é este sucesso, graças à participação de toda a população e das comitivas, que param tudo e veem até Rio Verde abrilhantar nossa festa, só tenho a agradecer a toda à comissão organizadora e a todos que se fizeram presentes em mais uma grande queima do alho”, finalizou Baylão.
Cavalgada
No domingo, o presidente José Mário, acompanhou a abertura da 37ª Expoagro de Pontalina. Cerca de 10 mil pessoas participaram da cavalgada, que foi finalizada com um almoço com os membros do Sindicato Rural do município. O vice-presidente administrativo, Eurípedes Bassamurfo, esteve presente em Piracanjuba e Rio Verde, o vice-presidente institucional em Pontalina e superintendente da Faeg, Claudinei Rigonatto, também participou do evento em Rio Verde.
(Com informações do Sindicato Rural de Rio Verde)