Murillo Soares
No início da tarde desta quinta-feira (12), o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, acompanhou uma comitiva da cidade de Jataí, em encontro com o vice governador do estado, José Eliton. O objetivo da reunião foi apresentar um o projeto de criação de uma feira de animais voltada para a produção de leite no município. José Eliton, que também responde pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), demonstrou grande interesse e se comprometeu a seguir com o diálogo.
Acompanhado dos vereadores Vinícius Dias e Thiago Maggioni, o produtor Roberto Peres e o presidente da Comissão de Pecuária de Leite, Antônio Pinto, José Mário intermediou o encontro, no qual o grupo explicou ao secretário que a ideia é fazer um evento especializado, voltado para pesquisa e capacitação. “A ideia é que seja algo totalmente diferente e inovador”, afirmou Peres.
Ricardo apresentou dados e um ótimo currículo de Jataí, que tem o título de segunda maior produtora de leite de Goiás e quarta, do Brasil. Além de sempre levar os primeiros lugares em eventos do setor lácteo. “Este também é um sonho do nosso município”, contou. “A cidade se tornará uma vitrine nacional e queremos que a feira seja interestadual, que não se limite apenas à região”, concluiu.
Apoio
O projeto já está encaminhado: foi aprovado na Câmara Municipal jataiense e tem o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG). Agora, eles buscam mais parceiros, dentre eles a SED. José Eliton mostrou interesse no projeto e acredita que ele se encaixa nos requisitos do programa Inova Goiás. A iniciativa visa levar o acesso a novas tecnologias e aproveitar ao máximo o potencial de cada região.
Eliton pediu um projeto formalizado e marcou uma reunião para o início de dezembro, na qual os idealizadores da feira discutirão todos os pormenores. “Através disso, podemos definir melhor onde a secretaria pode ajudar melhor”, explicou. A Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli, também estava presente e concordou que o evento combina muito bem com o Inova Goiás. Nas próximas semanas ela receberá a comitiva do município e ordenará estudos sobre as demandas e a produção do setor lácteo da região.
“O Inova Goiás é voltado para capacitação e tecnologia”, disse Figlioli. Ela salientou que há, sim, um grande interesse em Jataí entrar para o programa, que buscar criar polos de excelência por todo o estado. O martelo final será batido no início do mês que vem.
Alexânia
Após a demanda de Jataí, o vice governador se reuniu com o prefeito de Alexânia, Ronaldo Queiroz, também por intermédio da Faeg. Ronaldo, acompanhado de vereadores da cidade, levou uma demanda por melhorias no saneamento do município. Além de José Eliton, um representante da Saneago também estava presente e pôde esclarecer as dúvidas do prefeito e chegar a uma solução viável.