Faeg busca medidas para reduzir carga tributária na pecuária de corte

Imagem

gado painelO presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, esteve reunido nesta sexta-feira (9) com o titular da Secretaria da Fazenda do estado de Goiás (Sefaz), Fernando Navarrete e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves. O objetivo foi buscar medidas para solucionar a crise que passa a pecuária de corte de Goiás, através da redução da carga tributária na atividade. Durante a reunião, a Sefaz assumiu o compromisso de elaborar um Projeto de Lei (PL) encaminhando à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), ainda hoje, solicitando a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do boi em pé. A medida também conta com o apoio da Fieg.

De acordo com o presidente da Faeg, a atividade da pecuária de corte no estado vem sofrendo com a elevação dos custos de produção e com a ampliação da oferta, principalmente advinda de outros estados que possuem condições diferenciadas de comercialização pela menor carga tributária. “A cadeia produtiva de carne de Goiás tem acumulado prejuízos. Isso reduz a remuneração dos elos da cadeia e a arrecadação estadual, podendo tornar inviável a atividade”, aponta José Mário.

A reunião contou também com a presença do superintendente da Receita Federal da Sefaz, Adonídeo Neto Vieira e do gerente de Estudos Técnicos e Econômicos da Faeg, Edson Novaes.

Texto: Nayara Pereira

Foto: Arquivo Faeg

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem