Faeg comemora: Goiás é Zona Livre da Peste Suína Clássica

Reunião Larissa Melo 30Murillo Soares

Goiás - e mais 13 estados brasileiros - foram declarados Zona Livre da Peste Suína Clássica, título concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A solenidade oficial aconteceu em 26 de maio, em Paris. A comemoração, no entanto, foi feita na última quinta-feira (23), no Salão Dona Gercina do Palácio das Esmeraldas. O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, ressaltou a importância de um título como este, sobretudo para o Brasil, que é o maior exportador de proteína do mundo. “Tudo o que a Agrodefesa e os órgãos parceiros fazem é para que possamos comemorar em um dia como este”, disse.

Reunião Larissa Melo 26Dentre os parceiros, Toledo citou a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), cujo presidente, José Mário Schreiner, estava presente na solenidade. “Para tudo que se discute sobre sanidade animal ou vegetal, a Faeg tem uma visão estratégica, por isso eles também devem comemorar hoje”, sublinhou Arthur. O presidente da Federação ressaltou que é com este tipo de reconhecimento que se mostra a força e a seriedade da Agropecuária brasileira. “Meus parabéns à Agrodefesa que, mesmo enfrentando dificuldades, fez seu dever de casa e superou os obstáculos”, disse.

O secretário Thiago Peixoto, que comanda a pasta de Desenvolvimento do Estado - e, na ocasião, representava o governador Marconi Perillo - reforçou que esta é uma conquista coletiva. “O papel do poder público vem mudando e, hoje, as coisas só vão a diante com muitas parcerias”, afirmou. Arthur Toledo lembrou ainda que a luta da Agrodefesa pela segurança alimentar - qualidade, quantidade, quebra de sazonalidade e preços acessíveis - se dá, sobretudo, pelo setor produtivo. “A defesa de verdade é feita por eles; nós fiscalizamos”, alegou.

Reunião Larissa Melo 42Números

O Brasil é quarto maior produtor de carne suína do mundo, segundo Nilo de Sá, diretor executivo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). “Nosso país representa 7,36% de toda a carne de porco do mundo, embora acesse apenas 8% do mercado mundial”, ponderou. Por isso, continuou ele, o título de Zona Livre da Peste Suína Clássica é tão importante. “Este, no entanto, não é um diploma, que se pendura na parede e vale para sempre. É algo que deve-se renovar gradualmente. Ou seja, nossa luta deve ser contínua”, bradou. “E, ainda, há sempre o risco de novas doenças”, finalizou.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem