Faeg destaca importância da contribuição de produtores rurais para evitar racionamento de água na capital

Imagem

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), defende uma política de armazenamento e reserva da água através de barragens. Pois além de manter a produção agrícola, é sempre uma segurança para os momentos críticos de seca.

Tal prática é mantida na Fazenda Amaralina, na zona rural de Goiânia. E diante do período severo de estiagem, há uma semana, o proprietário decidiu contribuir com a melhoria da vazão do Meia Ponte, abrindo a comporta da barragem. Com a atitude espera-se superar o período de seca sem a necessidade de rodízio de fornecimento de água na capital.

Reequilibrar a disponibilidade de água na Bacia do Rio Meia Ponte é de extrema importância já que está com volume próximo ao nível crítico IV, uma vazão menor do que 2 m³/s por segundo.

A Faeg destaca que os produtores rurais estão contribuindo e seguindo o que está disposto no decreto de enfrentamento a crise hídrica, tanto na redução do consumo, como nesse caso, auxiliando diretamente para o aporte de água.

A Fazenda Amaralina atua no ramo da pecuária e agricultura e armazena um volume em torno de 10 milhões de metros cúbicos de água. O proprietário, Airton Eustáquio Braga, buscou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para ser um parceiro no armazenamento hídrico e também gerar a própria energia elétrica. “Eu não sou proprietário disso, sou apenas um fiel depositário de cuidar dessas águas. Então essas águas são dos goianienses”

A chuva do último final de semana (22 a 24/10) também contribuiu para uma pequena recuperação da vazão, que em 30/10, apresentava o nível de 4.168 l/s, de acordo com dados da Semad. Mesmo assim, as medidas de economia de água seguem extremamente necessárias.

Acompanhem o nível do Meia Ponte no portal:

https://www.meioambiente.go.gov.br/meio-ambiente-e-recursos-h%C3%ADdricos/crise-h%C3%ADdrica.html

Imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag
Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem