Michelle Rabelo
Exposição agropecuária é sinônimo de valorização da vida no campo! Durante os dias da festa, a população tem chance de conhecer mais sobre o trabalho do produtor e da importância do setor dentro do cenário econômico do país. Presente na abertura do rodeio da 36ª Exposição Agropecuária de Mineiros (Expomineiros), que foi realizada na noite desta quinta-feira (2), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, fez questão de destacar a relevância do evento, que ocorre na cidade escolhida por ele, há 30 anos, para fixar suas raízes e construir sua trajetória.
“Mineiros é um orgulho para o estado. Estamos entre os maiores municípios com PIB agropecuário do país, mesmo com a situação adversa por que passa a economia brasileira. É muito gratificante militar em um setor que ainda consegue crescer. A exposição é uma chance de destacarmos o valor do agronegócio”, afirmou, com orgulho, na ocasião.
Durante o evento, o presidente da Faeg também fez questão de destacar a importância do trabalho conjunto na valorização das exposições agropecuárias. “Temos muita coisa boa aqui, mas para que todo mundo fique sabendo é preciso que trabalhemos juntos: sindicatos, Federação, associações, poder público e produtores”, disse, já completando que o evento é o espaço para apresentar alternativas que façam com que o homem do campo se desenvolva cada dia mais.
Ao lado de Schreiner, o presidente do Sindicato Rural (SR), Fernando de Carvalho, recebeu os visitantes e agradeceu o apoio da Faeg e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), entidade da qual Schreiner também é presidente do Conselho Administrativo. Ele informou que a Expomineiros segue até domingo (5) e que além da apresentação de novas tecnologias para o agro, quem comparecer ao Parque Agropecuário da cidade também poderá conferir shows com artistas renomados no cenário sertanejo, apresentações profissionais de rodeio, provas do tambor, entre outras atrações.
Representando o SR, também participaram da abertura do evento o vice-presidente, Antônio Paulo; o diretor administrativo, Milton Luiz e o diretor financeiro, Ionaldo Moraes. Além deles, estavam presentes o prefeito Agenor Rodrigues, a vereadora Flávia Rezende – que representou o presidente da Câmara Municipal – e o chefe de gabinete da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Manoel Caixeta – que representou o governador Marconi Perillo. José Manoel Caixeta fez questão de destacar a organização da festa e o papel do presidente da Faeg na história de Mineiros. “José Mário vem fazendo um excelente trabalho aqui”.
Destaque para Mineiros e para o agro
Durante sua caminhada pela Expomineiros, Schreiner elogiou não só a organização do evento, realizada pelo SR, mas também a participação do público. “É bonito ver tanta gente aqui prestigiando um evento relacionado ao agronegócio, setor que mais uma vez não só contribuiu para garantir a produção de alimentos para a população brasileira, mas também evitou a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2014”, disse. Ele destacou a representatividade de Mineiros, onde se produz soja, milho, algodão e cana entre outras culturas. “Com quase 60 mil mineirenses, o município se destaca quando o assunto é agropecuária”.
Capacitação
Assim como em outras exposições realizadas no estado, a Expomineiros recebeu cursos e treinamentos do Senar Goiás. As ações são resultado da parceria entre a entidade e o Sindicato Rural (SR). Ao total, seis cursos estão sendo ministrados durante os dias da exposição: Artesanato em Bambu; Hidroponia; Inclusão Digital; Agricultura de Precisão; Defumados e Selaria em Couro. Oficinas demonstrativas de fabricação de cachaça, melado e rapadura também podem ser conferidas.