AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg discute a presença feminina no agronegócio na Tecnoshow Comigo

Imagem

gracinha caiado mulheres faeg 1A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realizou nesta segunda-feira, 09 de abril, durante a Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), a primeira reunião de 2018 da Comissão das Produtoras Rurais. O encontro reuniu cerca de 200 produtoras rurais de vários municípios, como Rio Verde, Mineiros, Piranhas, Arenópolis e Caiapônia, entre outros. Duas convidadas falaram sobre suas experiências bem sucedidas neste meio: a esposa do senador Ronaldo Caiado, Gracinha Caiado, que assumiu, aos 24 anos, o comando da fazenda da família – localizada na Bahia - com a morte repentina do pai, e a pecuarista de Rio Verde, Verena Bannwart.

O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, prestigiou o encontro e reconheceu a expressividade da presença feminina no agronegócio. “Nós temos tido a grata satisfação de ver cada dia mais crescer a participação da mulher no meio rural. Há poucos anos atrás, era menos de 10% e hoje nós temos mais de 30% das propriedades rurais em Goiás e no Brasil já com alguma participação da mulher. É importante a gente ver isso acontecendo, pela sensibilidade, pela responsabilidade, pelo carinho com que a mulher toca os negócios”, afirma.

Desafio

A presidente da Comissão, Solange Duarte, tem como desafio ampliar o número de comissões de mulheres no agro nos municípios goianos com o apoio dos sindicatos rurais. “A gente tem esse desafio, porque a motivação vem lá nos municípios, onde tem os problemas. As mulheres podem crescer muito no município, com essas comissões podemos trabalhar no agro e também o social de cada município, melhorando a qualidade de vida da população”, conclama.

Uma preocupação demonstrada por Solange refere-se ao problema da sucessão na administração das propriedades rurais. A falta de interesse dos jovens pela vida no campo representa uma ameaça para os negócios dos pais. “No campo, a gente enfrenta muito a questão da sucessão familiar. Hoje muitos produtores rurais não têm pra quem deixar o patrimônio. Os filhos hoje não querem dar continuidade”, lamenta.

Também presente na reunião, o senador Ronaldo Caiado concorda com o protagonismo que as mulheres vêm desenvolvendo no campo. “As últimas estatísticas demonstram que as mulheres hoje estão quase ocupando boa parte parte da administração das atividades rurais. Isso mostra a maneira minuciosa, a determinação, a organização que a mulher tem no seu dia a dia dentro da sua própria casa, educando seus próprios filhos. Esse, sem dúvida nenhuma, é um espaço que cada vez mais será ocupado pela mulher”, diz.

Tecnoshow Comigo

Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a Tecnoshow Comigo chega à sua 17ª edição, em 2018, com a expectativa de realizar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios – recorde apresentado na edição de 2017. Realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), o evento espera receber, neste ano, mais de 102 mil visitantes e 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, entre os dias 09 e 13 de abril, em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). Durante os cinco dias de evento, serão apresentadas tecnologias e novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, além de demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares, plots agrícolas em vários experimentos, espaço ambiental, apresentações, palestras com especialistas renomados e dinâmicas de animais. Também serão disponibilizadas linhas de crédito e financiamento voltadas ao produtor rural, por meio de instituições financeiras, e atividades diversas pensadas para todos os envolvidos no agronegócio brasileiro.

FICHA TÉCNICA

17ª TECNOSHOW COMIGO

Data: 9 a 13 de abril de 2018 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação da COMIGO

Wêuller Freitas – (64) 3611-1522 / 99627-9897

Bruno Kamogawa – (64) 3611-1690 / 99282-2213

Samir Machado – (64) 3611-1647 / 99941-2288

Voltz Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

jornalismo@voltzcomunicacao.com.br

Ana Manuela Arantes – (62) 98142-6323 – anamanuela@voltzcomunicacao.com.br

Fernando Dantas – (62) 99227-2631 – fernando@voltzcomunicacao.com.br

Gabriela Louredo - (62) 99396-9342 - gabrielalouredojornalista@gmail.com

Michelle Rabelo - (62) 99926-2520 – michelle_rabelo@yahoo.com.br

Renan Rigo – (62) 98522-6645 – renan@voltzcomunicacao.com.br

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Terminam

Oportunidade

Terminam nesta terça (11) as inscrições para a academia de formação do Senar Goiás com pagamento de bolsa de até R$2.500,00

Desafio

Evento

Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país começa neste fim de semana

Imagem