AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg e Ifag se reúnem com secretária do meio ambiente

Imagem

Foram discutidos modelo de licenciamento do meio rural, cadastro de usuários e desenvolvimento do setor agropecuário

  • Na tarde de segunda-feira (29), diretores do Sistema Faeg, representante do Ifag e da Seapa se reuniram na sala da presidência com a secretária do meio ambiente, Andréa Vulcanis. O presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner recepcionou a todos com boas vindas ressaltando a importância de alguns projetos em andamento, como o Juntos pelo Araguaia e do cadastramento dos usuários de água da Bacia do Alto Meia Ponte e do Piancó.
  • Jordana Sara, analista do Ifag levou duas notas técnicas que foram apresentadas à secretária com o objetivo de buscar a forma mais adequada para o licenciamento rural, tendo a agilidade que o setor produtivo precisa e cumprindo todas as funções ambientais previstas em normas federais. “A Faeg sempre tem um diálogo com a secretaria de meio ambiente, e com essa reunião estamos propondo formas mais ágeis e desburocratizadas para os empreendedores e que sejam eficientes na gestão, acompanhamento e monitoramento das questões ambientais,” citou ela.
  • A outra nota técnica explica sobre o cadastro de usuários de água da Bacia hidrográfica do Alto Meia Ponte, região situada acima de Goiânia. “É extremamente importante o cadastramento dos produtores rurais usuários de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Alto do Meia Ponte. Essa micro bacia contempla os municípios de Itauçu, Inhumas, Goianira, Brazabrantes, Ouro Verde, Nova Veneza, Damolândia, Santo Antônio, Nerópolis e uma pequena porção de Goiânia, e a partir desse cadastro vamos buscar junto ao Comitê alternativas para regularizar esses usuários, que em sua grande maioria são agricultores familiares,”pontuou Jordana.
  • A secretária explicou sobre a nova estrutura administrativa da Secretaria que conta com 5 novas gerências e 87 analistas ambientais que analisam e dão andamento aos processos de licenciamentos pedidos. “Estamos aqui alinhando o caminho que vamos seguir para proporcionar um cenário de produtividade dentro de uma modelagem técnica, ” enfatizou.




Cadastro das barragens no Estado

O lançamento do cadastramento de barragens foi realizado no último dia 19 de julho, pelo governo de Goiás e Semad. A partir do cadastro fica aberta a possibilidade para que os empreendedores deem entrada na sua regularização. De acordo com informações da Secretaria, o Estado possui entre 9 mil e 28 mil barragens, com tamanho bastante variados, desde pequenas barragens de dessedentação animal até grandes reservatórios para abastecimento público.

Os prazos para o cadastro variam de acordo com o seu tamanho. O objetivo é conhecer a situação de cada barragem em Goiás, no fortalecimento da segurança e minimizar o risco de acidentes. Para acesso ao sistema:

https://bit.ly/2SQP2Ot
Comunicação Faeg Senar
Imagens: Fredox Carvalho


Áreas de atuação

Veja também

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Produtor

Caso de Sucesso

Produtor de hortaliças hidropônicas, que tinha desistido do cultivo, retoma a atividade produzindo cinco vezes mais com a ajuda da ATeG do Senar Goiás

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Imagem