Nayara Pereira
Destacando a importância e cobrando mais empenho da nova diretoria do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária de Goiás (Fundepec Goiás), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), José Mário Schreiner, prestigiou a posse do novo presidente Alfredo Luiz Correia e seu vice, Clarismino Luiz Pereira, na composição da diretoria da entidade. Representantes do setor no Estado e o superintendente do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Eurípedes Bassamurfo estiveram presentes na solenidade.
“O papel do Fundepec é importante para o desenvolvimento do nosso setor, mas ao mesmo tempo é preciso fazer um trabalho muito maior, para que os produtores possam conhecer o que é feito pela entidade. Sei que podemos trabalhar em prol desse fator e mostrar junto com todas as entidades a qualidade envolvida”, pontou Schreiner.
Prometendo integral apoio às áreas de pesquisa, extensão rural e uma atenção ao que foi explanado, o presidente eleito Alfredo Luiz - também diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Goiás (Sindileite) - que assumirá o cargo de José Magno Patto, ressaltou que dará prosseguimento ao planejamento estratégico traçado por seu antecessor.
“São novos desafios, mas acredito que com o segmento das ações do José Magno buscarei caminhos já traçados e acrescentarei novos para o desenvolvimento do Fundepec, juntamente com nossos membros ”, observou o presidente. Na reforma do estatuto da entidade, o conselho deliberativo terá as funções administrativas.
Posse
Na ocasião, a diretoria formada por representantes das entidades mantedoras do Fundepec, também tomaram posse, como a Faeg, o Sindileite, Sindicarne, Organização e Sindicato das Cooperativas em Goiás (OCB), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) e Associação Goiana de Avicultura (AGA), Associação Goiana de Suinocultura (AGS).
Sobre o Fundepec
O Fundepec em Goiás é uma entidade de cunho privado, mantida por produtores rurais através de suas contribuições espontâneas. Esse dinheiro retido no Fundo tem o objetivo de ressarcir o produtor rural caso ele tenha seu rebanho abatido por força de doenças infectocontagiosas. De toda a arrecadação do Fundepec, 15% são repassados à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).