Nayara Pereira
Por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico desse tipo de câncer, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), aderiram neste mês, a campanha Novembro Azul. Durante todo mês, as entidades realizam ações entre os colaboradores, para doação de bolachas para serem entregues ao Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. A doação ocorrerá no dia 15 de dezembro.
Segundo a gestora de Recursos Humanos da Faeg, Vanessa Benevides, as ações de conscientização das entidades começaram através de palestras e mobilização dos colaboradores. “Nosso principal objetivo além de alertar para a prevenção, é mobilizar os colaboradores para ajudar quem mais precisa. Vestimos a camisa literalmente! Por isso, nossas doações serão voltadas para pessoas que estão com algum tipo de câncer”, destaca.
A campanha de doação ainda está em aberto e todos podem ajudar. Para a assessora de Gestão de Pessoas do Senar Goiás, Rejane Alves, todo ano é realizado alguma ação durante o mês de novembro. “Realizamos ações que mostram também o lado social e solidário das entidades. Olhamos também para a saúde e principalmente para as pessoas que precisam de um gesto de carinho, atenção e cuidado”.
Sinais e sintomas
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Ainda de acordo com a sociedade médica, 51% dos homens brasileiros nunca se consultaram com um urologista.
Os principais sintomas da doença podem ser dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen. Os fatores de risco são histórico familiar de câncer de próstata, idade avançada, raça (maior incidência em homens negros), alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade.
Saúde do homem
Ainda de olho na saúde masculina, principalmente o homem da zona rural, a Faeg e o Senar Goiás, levam aos municípios do estado, o programa Saúde do Homem. Iniciativa que leva as comunidades, exame preventivo de câncer de próstata (PSA), por meio da coleta de amostras de sangue.
De acordo com a assessora técnica do Senar Goiás, Letícia Tiago Campos, o programa já faz parte das ações da entidade realizados durante o programa Faeg/Senar em Ação, onde leva aos municípios os exames preventivos contra o câncer de próstata. “Nosso objetivo é alertar e principalmente possibilitar que as pessoas façam o exame preventivo durante a ida do programa na cidade”.