A plataforma começou a ser usada na terça-feira, 12, durante a assembleia extraordinária para eleição de uma junta administrativa do Sindicato Rural de Chapadão do Céu. “Nós apresentamos o modelo de votação para os associados. Foi um processo bem dinâmico e fácil. Achei muito válido e seguro. É uma ferramenta que funcionou muito bem e tenho certeza que vai simplificar as definições dos Sindicatos Rurais nesse período de pandemia”, avalia “Antônio Roque da Silva Prates Filho, presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Céu.
O sistema de votação remota desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) permite a participação e votação à distância em reuniões e assembleias dos Sindicatos Rurais. Esses eventos, estão proibidos por causa das medidas de isolamento social impostas devido a pandemia do coronavírus.
“Para definir e oficializar grande parte dos assuntos de relevância da entidade, os Sindicatos Rurais de todo o estado têm a necessidade de realizar reuniões e assembleias. São votações sobre deliberações, reuniões de diretoria, conselho fiscal e assembleias orçamentárias, de prestação de contas e de eleições. Portanto a ferramenta, que segue os preceitos legais, é mais uma inovação que vai auxiliar as entidades na realização destes eventos, que são obrigatórios, em tempos de isolamento social”, reforça Vitor Hugo Evangelista, gerente sindical da Faeg.
Através da plataforma, o sindicato envia o link de acesso aos produtores rurais associados e permite que a votação on-line seja realizada de forma remota e segura. Com isso não tem necessidade de ir até a sede, evitando assim a aglomeração de pessoas. “O acompanhamento é em tempo real. Para dar mais segurança, cada pessoa que participa da votação recebe um link exclusivo que não pode ser compartilhado. Uma chave única é criada para evitar fraudes. No final de cada votação já se tem a apuração da sessão”, explica Pedro Henrique Camilo, gestor de TI da Faeg.
“Essa ferramenta é muito importante para mantermos as rotinas dos Sindicatos Rurais. Diante da impossibilidade de realizar diversas ações, em função do isolamento social é preciso criar meios para que o trabalho em favor do produtor rural não pare. E por isso estamos em busca de inovação, desenvolvendo novas ferramentas que chegam para aperfeiçoar nossa atuação. O trabalho no campo não para, e nós no sistema Faeg/Senar estamos atentos e trabalhando firme pelos interesses da sociedade.”, destaca o deputado federal José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar.
Comunicação Sistema Faeg/Senar