AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg Jovem de Jaraguá conhece tradições gaúchas

Imagem

Os vencedores do Concurso Estadual Faeg Jovem 2019, grupo de Jaraguá, vivenciaram nesta semana uma experiência enriquecedora. Como premiação, eles participaram da Missão Técnica na Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul. Os lídedes do agro em Goiás tiveram a oportunidade de conhecer os sistema de criação de Ovinos, com foco na produção de carne, praticado na Fazenda Alto das Figueiras, do Senhor André Camozzato, em Encruzilhada do Sul.

A Missão visitou também a propriedade da família Jorge Mariani, em Bento Gonçalves, onde são produzidos vinhos, sucos e geleias pelo método agroecológico. Na oportunidade o senhor Jorge apresentou ao grupo toda a história de sua família de origem Italiana e os desafios e oportunidades relacionados ao processo de sucessão familiar no campo, do cooperativismo e da otimização econômica e produtiva de pequenas propriedades rurais.

O grupo da Missão Técnica goiana encontrou com Rafael Macedo, presidente da Comissão Jovem da Farsul e com o Hector que é o Coordenador da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Bagé. A comissão Jovem é o programa da FARSUL com os mesmos propósitos do Faeg Jovem. A interação promoveu troca de experiências entre os Jovens Lideres do Agro de Goiás e do Rio Grande do Sul e foi bastante positiva.

Os jovens conheceram ainda a Estância Guatambu, no município de Don Pedrito, onde se desenvolve atividades de produção de arroz, milho, uva, soja e sorgo em harmonia com a cria, recria, engorda e touros reprodutores. O proprietário apresentou a história e projetos futuros tal como a produção em sistema de controle fitossanitário e fertilidade totalmente no método biológico.

Na tarde do 4° dia de Missão Técnica o grupo de Jovens Lideres do Agro foi conhecer a Cooperativa Santa Clara, fundada em 1912 (mais antiga do Brasil no segmento do leite) com sede em Carlos Barbosa/RS. Na oportunidade o grupo conheceu a história, os desafios e oportunidades que o cooperativismo proporciona. Em seguida foram visitar a Faz. Granja Fiorinda do senhor Dirceu Baldasso, o qual é um exemplo de sucessão familiar.

No 5° e último dia da Missão Técnica, o Grupo Faeg Jovem de Jaraguá foi conhecer o Parque Científico/Tecnológico da PUC-RS. O espaço é voltado ao desenvolvimento de novas tecnologias, com o mesmo conceito do Campo Lab, inaugurado pela Federação goiana. E para encerrar a viagem o grupo experimentou o tradicional churrasco Gaúcho, no Galpão Crioulo.

Comunicação Sistema Faeg Jovem

Fotos: Faeg Jovem Jaraguá

Áreas de atuação

Veja também

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Produtor

Caso de Sucesso

Produtor de hortaliças hidropônicas, que tinha desistido do cultivo, retoma a atividade produzindo cinco vezes mais com a ajuda da ATeG do Senar Goiás

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Imagem