AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg orienta sobre prevenção da doença do mal da vaca louca

Imagem

car

A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como ‘Mal da Vaca Louca’, é uma doença neurodegenerativa fatal, que afeta os ruminantes dentre eles os bovinos. A doença é causada por uma forma de proteína infectante, chamada príon. Os príons alterados causam a morte das células cerebrais, formando buracos no cérebro, parecidos com os de uma esponja.

A doença se manifesta através de desordens comportamentais, causadas por alterações do estado mental (apreensão, nervosismo, agressividade) falta de coordenação dos membros durante a marcha e incapacidade de se levantar. O animal afetado deixa de se alimentar e rapidamente perde condição corporal.

Contaminação

A doença é transmitida por meio de alimentos contendo proteínas e gorduras de origem animal contaminados com o príon infectante, como a farinha carne e ossos. A cama de frango em especial, proibida para alimentação de ruminantes, quando utilizada, pode contaminá-los trazendo sérios riscos à saúde pública e a incalculáveis prejuízos à toda cadeia agropecuária de Goiás e do Brasil.

Com isso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) juntamente com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) alertam aos produtores rurais quanto à proibição do uso de cama-de-frango e das penalidades, em caso de descumprimento da lei. É dever dos pecuaristas cuidarem da sanidade do rebanho e cumprir com a legislação pertinente. Além disto e aliados aos demais órgãos e instituições, manter o país livre da enfermidade, perpetuando o comércio nacional e internacional de produtos e subprodutos de ruminantes.

Portanto, faça sua parte! Não utilize na alimentação de ruminantes e denuncie o uso de alimentos proibidos (Cama de Frango) para ruminantes, ligando para a Agrodefesa por meio do número 0800 646 1122 ou Mapa www.agricultura.gov.br e 0800 704 1995.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Arquivo Faeg

Áreas de atuação

Veja também

De

Caso de Sucesso

De Madagascar para o Cerrado

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Imagem