Fabiana Sommer e Michelle Rabelo
Oficialmente aberta ao público na noite desta terça-feira (15), a 56ª Exposição Agropecuária de Rio Verde espera receber moradores da cidade e visitantes, que deixam suas casas para conferir de perto o maior rodeio de touros do Brasil. O evento de lançamento foi realizado no espaço Casa & Casa Lounge, dentro do Parque, e reuniu representantes de entidades ligadas ao agronegócio, além de toda a diretoria do Sindicato Rural (SR) e produtores da região.
Falando em nome da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o vice-presidente institucional, Bartolomeu Braz, fez questão de destacar a representatividade econômica do município de Rio Verde e parabenizar o trabalho do SR, que participou ativamente da organização da Exposição dando grande espaço para a apresentação de novas tecnologias nas áreas da agricultura e pecuária e de animais que fazem da cidade ponto de referência na criação de bovinos, equinos e muares.
Braz falou ainda sobre a importância da exposição, momento no qual o melhor do campo é apresentado ao público. Ele aproveitou o momento para falar da importância da liberação do benzoato de emamectina para o controle da Helicoverpa Armigera, praga que ataca as plantações e o bolso dos agricultores.
O presidente do Sindicato Rural (SR) de Rio Verde, Walter Baylão, falou sobre a preocupação com o público que passará pelo local no momento de montar a programação. Com o tema, “Uma exposição do jeito que você sempre quis”, o evento pretende atingir diferentes públicos, desde os amantes de rodeios até os apaixonados por artes marciais.
“São meses e meses para a elaboração de toda a estrutura, e olha, não é fácil, os desafios são constantes, pois gerir um dos maiores sindicatos rurais do Brasil não é tarefa fácil e organizar uma das melhores exposições agropecuárias do estado, que conta com o melhor rodeio em touros do país, é ainda mais difícil, mas graças ao empenho de todos, estamos superando nossas expectativas”, disse o presidente.
Ele finalizou citando as alterações realizadas para a melhoria do evento, como a contratação de 100 profissionais de segurança, investimento em iluminação e os animais que este ano vieram apresentando uma genética ainda melhor.
Agropecuária
Baylão aproveitou a oportunidade e fez cobranças as autoridades que estavam participando do evento, como por exemplo, com a falta de correspondência do lado de fora, no momento de escoar a produção, uma vez que os produtores continuam encontrando sérios problemas logísticos e também com relação aos furtos e roubos em propriedades rurais.
“Peço aqui, para as autoridades locais, militares e ao governo do estado que olhem mais para a segurança de nossos produtores rurais, este ano mesmo sofremos tanto com estiagem, severas perdas nas lavouras e ainda temos que conviver com a insegurança em nossas propriedades, estamos de mãos atadas e precisamos rever o conceito de segurança na zona rural, pois temos recebido uma demanda muito grande de produtores que tem passado por grandes transtornos”, pontuou Baylão.
O prefeito municipal de Rio Verde, Juraci Martins, que também participou da solenidade de abertura, ressaltou a importância do SR e da Exposição Agropecuária de Rio Verde para o município e lembrou um pouco do histórico da instituição.
Na oportunidade ele disse que irá se reunir com as autoridades para discutir sobre a segurança rural. “Na semana que vem estarei me reunindo com a polícia civil, polícia militar e vamos discutir estratégias para melhorarmos a segurança de nossos produtores”, afirmou.
Já o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação e Goiás (Seagro), Antônio Flávio Camilo de Lima, que representou o governador Marconi Perillo, falou sobre os investimentos no setor rural por parte do governo estadual. “Temos trabalhado incansavelmente para nossos produtores rurais e estamos de portas abertas para atender o Sindicato Rural de Rio Verde no que for preciso”, completou.
Após o encerramento do cerimonial, as autoridades fizeram um passeio pelo parque e encerraram o trajeto na Fazendinha da Vovó, com apresentação da Orquestra de Violeiros e Sanfoneiros de Rio Verde.
{responsivegallery}2014/reunioes-e-palestras/exporioverde-abertura{/responsivegallery}