Nesta quinta-feira (1º), representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás) e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) estiveram em missão técnica, realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul). A visita foi realizada pelo ‘Grupo de Gestores de Silvicultura do Estado de Goiás’. O intuito foi conhecer o Plano Estadual Florestal e o trabalho realizado pelas principais instituições ligadas a cadeira de silvicultura do estado de Mato Grosso do Sul.
O gerente de Estudos Técnicos e Econômicos da Faeg, Edson Novaes, representou a Federação na visita técnica. Para ele, encontros como estes fortalecem o setor de silvicultura, já que a troca de experiências possibilita ampliar os horizontes e traçar novas diretrizes para o setor. “Queremos alcançar também uma posição de destaque no setor de florestas plantadas. Portanto, temos que buscar informações de quem realmente está avançando, como Mato Grosso do Sul. Queremos evoluir dentro da cadeia de silvicultura do nosso estado”, comenta.
Com o objetivo de desenvolver ainda mais no setor de Florestas Plantadas, o grupo de gestores esteve reunido com instituições importantes, como a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul-MS), Famasul e com o Sebrae MS. A reunião serviu, principalmente, para apontar as principais oportunidades de expansão dentro do estado de Goiás.
Texto: Juliana Barros/Foto: Edson Novaes