A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realizou nesta segunda-feira, 24, um encontro com os candidatos ao governo do estado. Foi entregue aos governadoriáveis o documento: Goiás 2018- Expectativas do Setor Produtivo Rural ao Próximo Governador 2019-2022. Cada candidato respondeu três perguntas realizadas pelas entidades representativas da agropecuária.
Os questionamentos foram feitos pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (APROSOJA), Associação Goiana de Avicultura (AGA), Associação Goiana de Suinocultura (AGS), Associação Goiana dos Irrigantes do Estado de Goiás (IRRIGO), Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (APROVA), Associação Goiana dos produtores de Sementes de Goiás (AGROSEM), Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), Associação Goiana de Psicultura ( AGP), Associação dos Produtores de Borracha Natural de Goiás e Tocantins( APROB) e Também o Sebrae.
Foi um bate papo para que os candidatos conhecessem as demandas, levantadas também pelos presidentes dos Sindicatos Rurais, e para que as entidades representativas do setor conhecessem as propostas do futuro governador para a área. Os temas abordados foram:
-Desenvolvimento da política agrícola estadual e mecanismo para tornar o seguro Rural mais acessível
-Conflitos do uso de água no estado, relacionados ao engessamento das atividades econômicas que dependam, por exemplo, da Bacia do Meia Ponte.
-Redução da Carga Tributária sobre o Agronegócio, tornando Goiás mais competitivo diante dos demais.
-Segurança Rural, Ampliação da patrulha Rural para todos os municípios.
-Ampliação dos Mercados Consumidores e Competitividade.
-Regulação Ambiental das Propriedades
-Pesquisa Agropecuária, Assistência Técnica e Extensão Rural.
Ronaldo Caiado, do DEM, disse que se eleito vai reativar a Secretaria de Agricultura e colocar a gestão nas mãos de alguém ligado ao Agro.
O Candidato José Eliton, (PSDB), enviou a vice professora Raquel Teixeira, como representante. Ela focou na gestão e educação no setor de agronegócio.
Daniel Vilela, (MDB) aposta em tecnologia para melhorar a produção e o preço do leite e também desburocratizar o processo de outorgas e licenças de produção.
Katia Maria (PT), explicou que pretende investir nos institutos de pesquisa para o crescimento do Agro.
Os candidatos Wesley Garcia (PSOL), Alda Lucia (PCO) e Marcelo Lira (PCB), foram convidados, mas não compareceram e nem mandaram representantes.
“ Esse é um evento que começou em 2010, com propostas para os Candidatos. A expectativa nossa é grande para os próximos quatro anos. Nós temos um setor muito dinâmico, que cada vez busca mais tecnologia, mais empreendedores”, destacou o presidente em exercício da FAEG, Bartolomeu Braz.
Fotos: Larissa Melo
Comunicação Sistema Faeg/ Senar