Faeg recepciona delegação da China para intensificar as relações comerciais

Imagem

A Casa do produtor rural (Sistema Faeg/Senar/Ifag) foi palco para um momento histórico com a visita da delegação China, comandada pelo embaixador Zhu Qingqiao, nesta terça-feira (15). O presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner, recepcionou a comitiva que está com uma programação de três dias nesta semana e tem como objetivo selar a cooperação China-Brasil, em especial, o estreitamento comercial com estado de Goiás.

A delegação é composta pelo embaixador, juntamente com o ministro, Li Yongzhong, o conselheiro agrícola, Wu Changxue, o conselheiro consular, Sun Yan, o adido civil e intérprete, Liang Tian, e a adida civil e secretária do embaixador, Zhang Wei. Na ocasião, estiveram presentes o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, os secretários de Estado, Pedro Leonardo (Agricultura) e Joel Santana (Indústria e Comércio), o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, os vice-presidentes da Faeg, Eduardo Veras, Armando Rollemberg e Ailton Vilela, produtores rurais e demais autoridades goianas.
Para o presidente José Mário, a visita tem um significado muito importante, visto que a China representa mais de 40% dos destinos das exportações goianas. “Por isso, essa visita é fundamental para conhecer a forma como produzimos e, principalmente, como temos desenvolvido e para fomentarmos o comércio bilateral. Goiás é um estado que está avançando muito em relação a produtividade e tem alcançado resultados positivos em virtude da tecnologia, inovação e ciência que são aplicadas na agricultura goiana e brasileira”, explicou o presidente.

Para o embaixador chinês, Zhu Qingqiao, as cooperações entre o Brasil e a China estão se ampliando em suas dimensões e explorando novas áreas. “Não só a agricultura, como o comércio e a indústria e se estendendo para os novos setores emergentes como inovação, economia verde e economia digital”, afirmou o embaixador durante visita, ressaltando que a atenção também está voltada para o desenvolvimento regional, onde existe muita potencialidade na cooperação com o Brasil e Goiás.
A recepção foi um desdobramento da visita da comitiva do governo do estado de Goiás à China, realizada no primeiro semestre desse ano, em que estiveram presentes os vice-presidentes da Faeg, Eduardo Veras e Armando Rollemberg, que representaram a instituição.

A comitiva da embaixada da China tem um cronograma de atividades de três dias, em Goiás, e a recepção para o almoço faz parte da programação, que se estendeu durante à tarde com a apresentação do assessor técnico da Faeg, Leonardo Machado, que disponibilizou dados comerciais sobre a relação Goiás-China, onde o país é responsável por 46% de todas as exportações goianas, em que 77% das compras chinesas no mercado goiano são de soja.

Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem