Denise Oliveira
Como acontece todos os anos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, recebeu presidentes de Sindicatos Rurais (SRs) e representantes do setor para apresentar o balanço e o relatório de atividades de 2015 em assembleia ordinária nesta sexta-feira, 24. Em pauta, a apresentação do Relatório de Atividades 2015 que destaca as principais ações realizadas pela Faeg e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás): os números de treinamentos e pessoas capacitadas durante o ano passado, além da Prestação de Contas e do Balanço Anual da Faeg.
A mesa diretora foi formada pelo presidente, José Mário Schreiner; vice-presidente, Leonardo Ribeiro; vice-presidente institucional, Bartolomeu Braz; vice-presidente administrativo, Eurípedes Bassamurfo; diretor Wanderley Rodrigues, superintendente, Claudinei Rigonatto e presidente do Conselho Fiscal, Rômulo Pereira. Ainda, prestaram uma homenagem a dois ex-presidentes, Natalício Moreira Campos – do Sindicato Rural de São João da Paraúna – e Juvenal Vieira da Costa - que também era Conselheiro Fiscal do Sindicato Rural de Itauçu; e os ex-diretores sindicais, Wilmar Roriz - Vice-Presidente Financeiro do Sindicato Rural de Luziânia; Mateus Camargo Sobrinho - Vice-Presidente Financeiro do Sindicato Rural de Matrinchã e Antônio Ferreira Cascão Sobrinho - Conselheiro Fiscal do Presidente do Sindicato Rural de Goiânia – ambos falecidos recentemente.
Novidades
O destaque do evento foi a apresentação das instalações da Casa de Apoio à Saúde Rural, um antigo sonho da diretoria da instituição e que, em reuniões anteriores foi assunto em questão. “Um local para acolher os trabalhadores rurais que estão em Goiânia para consultas médicas ou resolver algum problema. Eu sei como é sair do campo e ficar perdido na cidade grande”, disse Schreiner.
Ainda durante a assembleia, o presidente lançou a Certificação Digital, que por meio de um convênio com a empresa Soluti, a Faeg passa a ser Autoridade Registradora (AR) podendo, a partir de agora, certificar pessoas físicas e jurídicas em todo o Estado de Goiás por intermédio dos Sindicatos Rurais. Segundo ele, A federação tem inovado na gestão sindical e isso tem dado grande visibilidade nacional. “Precisamos a cada dia pensar na melhoria da renda e da qualidade de vida do produtor rural. Por isso, não medimos esforços para que projetos como esses alcancem o homem do campo nos mais longínquos rincões do nosso Estado”.
José Mário apresentou para os presentes os novos coordenadores regionais. Esse grupo, formado por 12 jovens profissionais e gerenciados pelo coordenador Antônio Carlos de Souza Lima Neto, foram escalados para atender aos Sindicatos Rurais e seus produtores rurais em 12 regiões de Goiás, divididas geográfica e politicamente. Para ele a força e o vigor da juventude são fundamentais para desenvolvimento de qualquer nação. Aproveitou ainda e comentou sobre o CNA Jovem, que nesse próximo final de semana reunirá na última etapa regional, 20 jovens dos quais 04 serão escolhidos para a etapa nacional que acontece a partir d o dia 08 de julho em Brasília, DF.
Dias melhores para o produtor
Relembrando o importante papel social do Sistema Faeg/Senar, José Mário fez uma abordagem minuciosa sobre as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo quando da necessidade de atendimentos médicos em nossa capital. A Casa de Apoio à Saúde Rural agora é realidade e os dirigentes sindicais tiveram a oportunidade de conhecer o local que está na reta final das reformas e instalação de mobiliários.
“O regulamento para o atendimento da casa de apoio está sendo finalizado e em poucos dias os Sindicatos Rurais receberão todas as informações necessárias para que produtores, trabalhadores rurais e seus familiares sejam recebidos em Goiânia e possam fazer consultas e exames médicos previamente agendados, tendo a casa de apoio como suporte”.