A dona de casa Josiane Silva acordou cedinho para cuidar da saúde da filha Cristine Gabriele,10 anos. Ela e centenas de moradores de Hidrolândia aproveitaram os atendimentos médicos do Faeg Senar em Ação realizados durante todo o sábado (24), no CMEI Rita Alves Pereira. Josiane diz que soube do projeto pelo Sindicato Rural (SR) da cidade e aproveitou a oportunidade.“Não é todo dia que a gente tem médico bom e sem pagar nada”, acrescentou.
Na ocasião, foram oferecidos atendimentos médicos em diversas especialidades como clínico geral, pediatria, ginecologia, dermatologia, cardiologia, urologia, ortopedia, odontologia e oftalmologia, exames de PSA e preventivo – Papanicolau. Teste de glicemia, teste rápido de HIV/Sífilis, aferição de pressão, cálculo de IMC e nutrição também foram destaques nos atendimentos. Na área de cidadania, a população pode fazer cadastro de CPF e RG e recebeu orientação sobre o Bolsa Família (assistência social).
Toda a ação foi acompanhada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás),José Mário Schreiner, que destacou a importância de oferecer à população assistência à saúde e cidadania. Para ele, é um privilégio poder realizar um evento neste nível, numa cidade tão carente destas ações. “Esta é a nossa oportunidade de cuidarmos do outro, sobretudo das pessoas que trabalham e produzem em Goiás”, ressaltou.
Sobre o programa
O Faeg Senar em Ação é um programa desenvolvido pelo Senar Goiás, a Faeg e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), em parceria com o Sindicato Rural (SR), Prefeituras e Câmaras Municipais. Criado em 2008, o programa leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados à saúde e à cidadania. Devido à expansão dos atendimentos ofertados através de diversas parcerias, o programa tem se superado a cada ano. Os atendimentos propostos à população vão desde clínico geral, oftalmologia a emissão de identidade e CPF.
Texto Fabiane Fagundes
Foto: Larissa Melo