A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e a Prefeitura Municipal de Goiânia vão inaugurar na segunda-feira (17), às 9 horas, na área externa do Paço Municipal de Goiânia, a junção dos programas ‘Agricultura Urbana’ do Senar Goiás e o ‘Horta para Todos’ da Prefeitura Municipal. Os programas são alternativas para ocupação de terrenos baldios ociosos em áreas urbanas e para produção de alimentos, assim como instrumentos de ação social para enfrentar as situações de risco alimentar, melhoria de saúde pública e sustentabilidade. A ocasião contará com representantes da Faeg e do Senar Goiás, diversas autoridades políticas, como o prefeito Iris Rezende e a primeira-dama, Dona Iris de Araújo.
O local escolhido para o lançamento dos programas não foi aleatório, já que o Senar Goiás realizou dois treinamentos no Paço Municipal para a construção da horta urbana. O primeiro ocorreu entre os dias 6 e 8 de março, com moradores de rua da capital e o segundo, dia 3 de março, com funcionários da Prefeitura, pessoas da comunidade e integrantes de entidades sociais. Como garantia de todo aprendizado, os participantes receberão durante o lançamento dos programas seus certificados de conclusão de curso e terão a oportunidade de colher os primeiros produtos deste trabalho.
Segundo o instrutor do Senar Goiás, Ricardo Pereira, que ministrou o treinamento, os alunos puderam aprender a lidar com a terra de forma simples e prática, conhecendo o uso correto e a preparação da terra, desde o momento de plantar a muda até a colheita das hortaliças. “Os cursos de horta urbana, paisagismo e hidroponia são muito solicitados por escolas da rede municipal, estadual e instituições com projetos sociais, que contam com espaço para a produção de alimentos, visando economia e qualidade do produto”, explica.
Agricultura urbana
O programa ‘Agricultura Urbana’ do Senar Goiás é desenvolvido em vários pontos da capital. O objetivo principal é a utilização de espaços e áreas que estejam desocupadas para o cultivo de hortas, frutas, hidroponia, paisagismo, jardinagem e floricultura. Desde o início do ano, o programa capacitou na região metropolitana de Goiânia, nos primeiros três meses no ano, dez turmas com mais de 120 alunos. Interessados nos cursos do Senar Goiás, bastam entrar em contato pelo telefone: (62) 3096-2700 ou (62) 3096-2747.
Texto: Juliana Barros/Fotos: Faeg