AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg, Sindicato Rural e PM garantem 'Patrulha Rural Georreferenciada' à 1.000 propriedades

Imagem

Número diz respeito à primeira fase do Programa de Segurança Rural de Niquelândia , que prevê cadastramento de 4 mil propriedades: José Mário Schereiner, deputado federal e presidente da Faeg, esteve na cidade para dar seu aval ao sucesso do projeto que garante segurança ao homem do campo

Fruto de uma parceria firmada entre o 18º Comando Regional de Polícia Militar (18º CRPM, sediado em Uruaçu) com o Sindicato Rural de Niquelândia, a Patrulha Rural Georreferenciada atenderá inicialmente 1.000 propriedades rurais na cidade do Norte do Estado, que serão conectadas ao Centro de Comando e Controle Rural da PM, em Goiânia.

"Estive em Montividiu do Norte, onde constatei um índice de impressionantes 80% da redução da criminalidade na zona rural, onde esse programa está funcionando muito bem. Lá, em Montividiu, não se ouve mais falar em roubo de gado; não se ouve mais falar da presença dessas pessoas (criminosos) que antes amolavam quem está trabalhando e produzindo", afirmou Zé Mário,

De acordo o presidente da Faeg, o trabalho da PM goiana é motivo de aplausos, uma vez que o sistema desenvolvido no Estado é modelo até para o Japão. Zé Mário destacou que o georreferenciamento para fins de segurança já foi implantado em outros Estados do Brasil, tendo como inspiração a tecnologia utilizada pelo Governo Federal em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

"Esse programa começou a ser construído - tempos atrás, a quatro mãos - com a Faeg; com os sindicatos rurais; com os produtores rurais; e com a Polícia Militar. Há poucos dias, em apenas um dia, recebemos em Goiânia comitivas de 13 Estados para conhecer o funcionamento do Centro de Comando e Controle, que tem todo o controle das patrulhas rurais do Estado", disse o deputado federal, em Niquelândia.

De acordo com o tenente-coronel Vanderlei Carlos Medeiros, comandante do 18º CRPM em Uruaçu, a intenção é ofertar os serviços da Patrulha Rural Georreferenciada para todos os municípios sob sua jurisdição. Segundo ele, Niquelândia é o maior município em extensão territorial de todo o Estado (9.843 km²), existem comunidades rurais distantes mais de 100 quilômetros da área central do município, cujos moradores enfrentam carências na área de Segurança Pública.

Em Niquelândia, o cadastramento das 1.000 propriedades rurais iniciais estará sob responsabilidade do capitão Davi Jorge Toledo Cabral, atual comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) da cidade.

Na etapa de cadastro, os donos das propriedades rurais terão de responder a um questionário que listará todos os equipamentos existentes ( a marca, modelo e o ano de fabricação de um trator ou equipamento similar, por exemplo); nome completo de todos os funcionários; número total de cabeças de gado, bem como das respectivas raças; foto da marca da propriedade no bovino; e do instrumento de ferro utilizado nessa marcação; dentre outras necessidades, para que o sistema funcione o mais rápido possível.

Fonte: Excelência Notícias

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem