Considerando a situação hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, que tem enfrentado acentuado processo de redução das vazões de escoamento, seguindo a Nota Técnica no 01/2021 – CIMEHGO/SRHS/SEMAD, de 2 de abril deste ano, sobre o comportamento pluviométrico e hidrológico na porção do Alto Meia Ponte relacionado ao balanço hídrico da Bacia, com expressivo comprometimento da vazão outorgável, chegando próximo ao seu limite e atendendo ainda a Nota Técnica assinada pelo governador do Estado no sentido de combater a crise, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) vem com estratégias para evitar a piora dos níveis de água. Para isso contribui com:
1. Realização reuniões com os usuários de água da Bacia, de forma articulada com as prefeituras, associações de produtores rurais e outras entidades de interesse que atuam na bacia hidrográfica.
2. Ampliação da articulação para campanha sobre uso racional da água e continuar a divulgação da situação da Bacia à sociedade e usuários de água (TV, rádio, jornal e mídias sociais);
Níveis de acompanhamento e classes estão descritos abaixo.
Nível de Atenção – vazão de escoamento menor ou igual a 12.000 L/s
Nível de Alerta – vazão de escoamento menor ou igual a 9.000 L/s
Nível Crítico 1 – vazão de escoamento menor ou igual a 5.500 L/s
Nível Crítico 2 – vazão de escoamento menor ou igual a 4.000 L/s
Nível Crítico 3 – vazão de escoamento menor ou igual a 3.000 L/s
Nível Crítico 4 – vazão de escoamento menor ou igual a 2.000 L/s
Para acompanhar o nível de vazão do rio acesse: https://www.meioambiente.go.gov.br.
Imagem: divulgação
Comunicação Sistema Faeg/Senar