Falta de apoio à assistência técnica foi tema da abertura da AgroTecnoleite

Imagem

WhatsApp Image 2018 05 23 at 11.06.56Considerado o quinto colocado no ranking de produção de leite do Brasil, Goiás ainda tem muito para evoluir. A observação foi do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, nesta quarta-feira (23), durante a abertura da 8º edição da AgroTecnoleite Complem, principal feira de negócios do leite de Goiás, que será realizada até o 25 de maio, no Centro Tecnológico da Complem (CTC), em Morrinhos (GO). Durante a solenidade de abertura, José Mário que também é presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), fez questão de destacar a importância econômica do leite no Estado e o quanto ele ainda pode crescer com assistência técnica de qualidade.

José Mário discursou ao lado de autoridades e representantes da agropecuária goiana fazendo questão de citar a falta de apoio a assistência técnica como um dos maiores desafios do setor. Para ele, a falta de informação e de acesso às novas tecnologias dificultam o aumento da renda e a formação de um olhar mais apurado em relação às novas demandas do mercado. “Estou falando de apoio para o homem do campo dentro de uma realidade onde apenas 20% dos produtores rurais recebem visitas regularmente de um técnico. Não há assistência com foco na gestão técnica e econômica de propriedades rurais”, ressaltou o presidente da Faeg.

José Mário falou sobre a importância de discutir modernidade e tecnologia com os produtores de leite em Goiás. “Eventos como esse fazem com que as novas tecnologias, inovação e ciência como um todo possam ser aplicadas no meio rural. Com isso os produtores irão conseguir alavancar a produtividade na fazenda. Quem vem até à AgroTecnoleite tem a oportunidade de conhecer o que há de melhor para o setor”, disse.

Carga tributária

O presidente da Faeg também destacou apoio aos caminhoneiros pelo movimento de redução da carga tributária que eleva o preço dos combustíveis e de todos os insumos do sistema produtivo. “O setor rural também sofre com os aumentos contínuos do preço dos combustíveis, que impactam diretamente os custos de produção e transporte. Esta situação prejudica a competitividade dos produtos brasileiros, especialmente de Goiás, que longe dos portos e sem outros recursos multimodais de transporte, pode inviabilizar toda produção”, enfatizou.

Sistema Faeg Senar na AgroTecnoleite

Em um espaço próprio, o Sistema Faeg Senar vai realizar diversas atividades como palestras sobre avicultura básica e pecuária intensiva de baixa emissão de carbono, reuniões de comissões e oficinas sobre adestramento de cães para pastoreio, gado de leite, hidroponia, processamento de cana-de-açúcar – melado e rapadura, transformação caseira de carnes suínas ao longo dos três dias de feira.

Sobre a feira

Nestes oito anos, a trajetória de crescimento da feira acompanhou a evolução do mercado e o aumento na produção de leite do município. Morrinhos se mantém entre os cinco municípios com maior produção de leite em Goiás. A pecuária de leite está presente nos 246 municípios do Estado de Goiás. Embora seja uma atividade primária, a cada ano mostra avanços, com a adoção de tecnologias e práticas de manejo, isso resulta em um produto de melhor qualidade ofertado para o mercado. Nesta oitava edição da AgroTecnoleite Complem, além das novidades tecnológicas relacionadas à pecuária de leite que são apresentadas a cada ano, a feira apresentará uma série de novas ferramentas voltadas para agropecuária com um todo. Vão ser contempladas no evento, as pecuárias de leite e corte, e, a produção agrícola. Porém, o principal foco da feira continua sendo a progresso da produção de leite, de modo que resulte em maior rendimento para o produtor.

Texto: Nayara Pereira

Fotos: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem