AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

FCO: aprovada proposta da Faeg que aumenta limite de crédito para suinocultura em Goiás

Imagem

A Resolução CDE/FCO nº 001/2021, de 26 de fevereiro deste ano, dispõe sobre as prioridades e restrições para a execução da programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste ( FCO ) neste ano. No Art. 1º , estabeleceu o teto de R$ 3.000.000,00 para o financiamento, por CPF, apenas para itens específicos voltados à avicultura. Isso porque a atividade requer um volume maior de recursos, tanto para a construção, quando para a adequação das granjas. Mas o produtor do segmento de suinocultura, que tem necessidades semelhantes, estava fora desse limite.

Os suinocultores reforçam que o setor também precisa de um volume maior de recursos de investimentos, tanto para a construção de novas granjas, como para a adaptação das já existentes. Além disso, todas as instalações terão a necessidade de se adequar à Instrução Normativa nº 113, de 16/12/2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A regra estabelece as boas práticas de manejo e bem-estar animal nas granjas de suínos de criação comercial. Com isso, vem a necessidade de um montante de recursos superior ao limite de R$ 1,5 milhão, que é o teto destinados por CPF, a todos os demais segmentos agropecuários.

Atendendo a demanda dos produtores, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), encaminhou um ofício ao CDE/FCO, solicitando que a inclusão da atividade de suinocultura, fosse integrada ou independente, na respectiva resolução. O pedido foi aprovado na reunião do Conselho Deliberativo do FCO, nesta quinta-feira (15/04).

“Por tanto, o aumento do teto de financiamento foi um grande avanço para o setor, destravando os investimentos pela falta de um limite adequado de recursos. Agradecemos ao Conselho Deliberativo do FCO, pelo apoio em prol do crescimento desse setor tão importante para a economia de Goiás”, afirma o diretor executivo do Instituto pra o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Edson Novaes.

Imagem: Divulgação

Fonte: Ifag

Áreas de atuação

Veja também

ProArte:

Notícia

ProArte: Senar oferece programa gratuito para ajudar produtores artesanais

Desafio

Desafio AgroStartup 2024: veja os vencedores da maior maratona de startups do agro no Brasil

400

Notícia

400 pessoas participam de Dia de Campo, do Senar Goiás, em fazenda caso de sucesso de pecuária leiteira

Imagem