Representantes de 14 federações estaduais de agricultura e pecuária reuniram-se para debater sobre os caminhos e problemas enfrentados pela agropecuária brasileira. A reunião foi realizada na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, e teve como objetivo a coleta de informações sobre estudos de cada federação para a elaboração de políticas públicas sobre o agronegócio.
As comissões técnicas-econômicas debateram durante o encontro, que aconteceu no dia 12 de agosto, sobre questões envolvendo a política agrícola, entraves locais e nacionais sobre o crescimento do setor, custos de produção, logística, entre outros.
Além disso, cada representante foi responsável por apresentar a realidade da agropecuária de seu respectivo estado com o objetivo de promover um nivelamento de estudo entre cada federação. Representando a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o consultor técnico Pedro Arantes, falou sobre o estado.
Outro assunto detalhado foram os estudos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária e o Valor Bruto de Produção (VBP) e que tais informações seriam importantes para a formulação de políticas públicas para o agronegócio. A questão tributária também foi abordada pelos participantes.
Diante dos temas levantados, foi criado um grupo de trabalho entre a CNA e as federações para discutir as questões referentes ao setor rural, principalmente no que se refere aos assuntos econômicos. Representantes das federações de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Pará participaram da reunião.