Assessoria de Comunicação do Senar Goiás
Resgatar os pratos típicos da culinária rural e apresentar o potencial e a atratividade da gastronomia do campo. Essas são propostas do 1º Festival de Receitas do Campo, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios que aderiram à iniciativa. Com o tema ‘Tradição e Sabor’, o festival é um programa especial da Promoção Social, inserido na área de atividade de apoio às comunidades rurais, e desenvolvido em várias regiões do Estado. Em outubro, o evento ocorrerá nas cidades de Porangatu (19), Itarumã (21), Piranhas (25), Itaberaí (26), Ipameri (28) e Cabeceiras (30). Outros municípios goianos já promoveram o evento.
Entre as receitas participantes estão pratos elaborados com ingredientes do meio rural, como pequi, guariroba, frango caipira, mandioca, leite, ovos, carne e banha suína, frutas, abóbora, milho verde, batata doce, rapadura, melado, mel, entre outros. Segundo o gestor do Departamento Técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique Silva, o projeto é importante porque resgata e divulga a identidade da família rural por meio da culinária e demonstra que os hábitos alimentares pertencem ao patrimônio histórico cultural de cada região. “Estão ainda de acordo com os princípios do Senar, principalmente em promover a cidadania, a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas do meio rural”, relata.
Fases
Promovido em três etapas, o projeto está na 2ª fase, que é a realização dos festivais nos municípios. A primeira foi a mobilização e a sensibilização dos participantes pelos coordenadores regionais e a última etapa será a publicação de um livro com as melhores receitas das categorias salgada e doce. A coordenadora do Departamento Técnico do Senar Goiás, Andreia Peixoto, explica que para participar do festival, os interessados precisaram efetuar a inscrição, preenchendo um formulário de participação e informando dados de como aprenderam a receita e a importância dos pratos. Ela alerta que cada participante só poderá inscrever um prato no festival.
As receitas validamente inscritas estão sendo apreciadas e analisadas por uma comissão tríade julgadora, composta por voluntários sorteados pela comissão organizadora, representantes do Senar Goiás, Sindicatos Rurais ou convidados dessas instituições. Em cada município participante são premiadas as três melhores receitas, sendo os 1º e 2º lugares da categoria receita salgadas e o 1º lugar da categoria receitas doces. Os prêmios são definidos e providenciados pela equipe organizadora local – Sindicatos Rurais - e entregues após a apuração dos resultados. Todos os participantes com inscrições e presenças confirmadas no 1º Festival de Receitas do Campo recebem certificados de participação emitido pelo Senar Goiás.
Categorias
O 1º Festival de Receitas do Campo contempla duas categorias: Receitas Salgadas e Receitas Doces, divididas em subcategorias:
Arroz e Feijão – serão publicadas as receitas que tem como base o tradicional arroz e feijão;
Massas – serão contemplados os pratos constituídos pelas massas alimentícias, como macarrão, receitas elaboradas com massa de farinhas, assim como pratos elaborados com mandioca, batata, cará, inhame e outros;
Carnes e Peixes – contemplará receitas elaboradas a partir de carne bovina, suína, de aves e peixes;
Biscoitos, Bolos e Pães - será dedicado às receitas basicamente de lanches para o café da manhã e lanche da tarde;
Sobremesa – estão os tradicionais doces da família rural elaborados a partir de frutas, leite, ovos, castanhas, rapadura e outros;
Programação
19 de outubro (quarta-feira) – Porangatu – 19 horas
21 de outubro (sexta-feira) – Itarumã – 20 horas
25 de outubro (terça-feira) – Piranhas – 19h30
26 de outubro (quarta-feira) – Itaberaí – 19 horas
28 de outubro (sexta-feira) – Ipameri – 19 horas
30 de outubro (domingo) – Cabeceiras – 19 horas
Serviço
1º Festival de Receitas do Campo – Sistema Faeg/Senar e Sindicatos Rurais
Data: 19 a 28 de outubro de 2016
Municípios: Porangatu, Itarumã, Piranhas, Itaberaí, Ipameri e Cabeceiras
Regulamento está disponível no site: www.senar-go.com.br
Informações para a imprensa
Gerência de Comunicação do Sistema Faeg/Senar
(62) 3096-2200