FONIAGRO discute padronizar planilha de custos de granjas

Imagem

O Fórum Nacional de Integração Agroindustrial de Aves e Suínos (FONIAGRO), aconteceu em (29/10), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. O debate foi sobre a padronização de uma planilha nacional de custos fixos e variáveis de produção das granjas. “Sem um padrão, o pequeno produtor por exemplo não tem acesso a essas informações, os demais também acabam reféns da Agroindústria. Com a planilha se contabiliza gastos com energia, material, funcionários e facilita saber o lucro com mais eficiência”, explicou Aloir Vicente da Silva, da comissão de avicultura da Federação da Agricultura e pecuária de Goiás.


Agora o Grupo de Trabalho (GT) formado por associações de avicultura e suinocultura, e Federações da Agricultura e Pecuária de várias regiões do país, segue para uma reunião em Curitiba com GT da agroindústria. O objetivo e dar sequência na padronização da planilha, no dias 08 e 09 de novembro..

“Também já ficou definida a correção da taxa de atratividade aviária, que agora será reajustada com base na SELIC, Tesouro e poupança. Ela permite o produtor saber se compensa por exemplo investir na construção de um aviário ou manter o dinheiro na poupança, diante das vendas", pontuou Aloir.


Foi discutido ainda sobre a cama aviária, uma despesa que se transformou em retorno financeiro para o produtor, como na adubação de pastagens. Agroindústria se manifestou pela participação nos lucros, mas a CNA vai mandar um oficio explicando que não há possibilidade dessa divisão.

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem