AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Goiânia passa a contar com horta urbana comunitária

Imagem

Faeg, Senar Goiás, Ifag e Prefeitura Municipal realizam lançamento oficial de modelo de horta comunitária

Horta Urbana Comunitária

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifaeg), em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiânia, inauguraram nesta segunda-feira (17), a horta urbana comunitária modelo, localizada na área externa do Paço Municipal da Capital. A horta plantada faz parte da junção dos programas ‘Agricultura Urbana’ do Senar Goiás e o ‘Horta para Todos’ da Prefeitura Municipal, que juntos trazem alternativas para a ocupação de terrenos baldios ociosos em áreas urbanas e para produção de alimentos, assim como instrumentos de ação social para enfrentar as situações de risco alimentar, melhoria de saúde pública e sustentabilidade.

Local escolhido para o lançamento dos programas não foi aleatório, já que o Senar Goiás realizou dois treinamentos para 30 alunos, no Paço MunicipalA cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Faeg e do Senar Goiás, entre eles, o superintendente adjunto da instituição, Dirceu Borges, que na ocasião representou o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner. O evento contou também com a presença do diretor de Abastecimento e Agricultura Familiar, Rodrigo Miranda Ribeiro e da primeira-dama, Dona Iris de Araújo, idealizadora do programa da Prefeitura.

O local escolhido para o lançamento dos programas não foi aleatório, já que o Senar Goiás realizou dois treinamentos para 30 alunos, no Paço Municipal. O trabalho foi realizado com funcionários da Prefeitura, pessoas da comunidade e integrantes de entidades sociais. Como garantia de todo aprendizado, os participantes receberam durante o lançamento dos programas seus certificados de conclusão de curso e tiveram a oportunidade de colher os primeiros produtos deste trabalho.

Proposta

Superintendente adjunto do Senar Goiás, Dirceu Borges, este é o primeiro de muitos trabalhos para concretização de um projeto inovador de hortas urbanas

Segundo o superintendente adjunto do Senar Goiás, Dirceu Borges, este é o primeiro de muitos trabalhos para concretização de um projeto inovador de hortas urbanas para todos, com o incentivo educacional do Senar Goiás. “Queremos transformar este trabalho em algo contínuo e inovador. Nossa ideia é de multiplicarmos ações como estas em mais cidades dentro de nosso Estado, ensinando nossos alunos sobre a produção de alimentos, visando sempre a economia e a qualidade do produto”, destacou.

Para a primeira-dama, Dona Iris de Araújo, o projeto tem ganhado maior espaço por conta do apoio que a Faeg e o Senar Goiás tem dado à prefeitura. Durante o lançamento, ela destacou que o ‘Horta para Todos’ foi iniciado em 1982, quando o prefeito Iris era governador de Goiânia. “Retomamos o projeto com mais vigor, com parcerias importantes, como o Senar e a Faeg, que possibilitam o avanço deste trabalho. Nossa ideia é ampliar esta formação em toda capital e demais cidades goianas que quiserem desenvolver este projeto”, afirmou.

Agricultura urbana

O programa ‘Agricultura Urbana’ do Senar Goiás é desenvolvido em vários pontos da capital. O objetivo principal é a utilização de espaços e áreas que estejam desocupadas para o cultivo de hortas, frutas, hidroponia, paisagismo, jardinagem e floricultura. Desde o início do ano, o programa capacitou na região metropolitana de Goiânia, nos primeiros três meses no ano, dez turmas com mais de 120 alunos. Interessados nos cursos do Senar Goiás, bastam entrar em contato pelo telefone: (62) 3096-2700 ou (62) 3096-2747.

Áreas de atuação

Veja também

Terminam

Oportunidade

Terminam nesta terça (11) as inscrições para a academia de formação do Senar Goiás com pagamento de bolsa de até R$2.500,00

Desafio

Evento

Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país começa neste fim de semana

ATeG

Notícia

ATeG do Senar Goiás ajuda no desenvolvimento do cultivo de figo

Imagem