Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva florestal de Goiás, especialmente, da seringueira, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) vão realizar no dia 14 de junho, às 14 horas, no auditório do Sistema Faeg Senar, em Goiânia (GO), o workshop ‘O Negócio da Cadeia Produtiva Florestal em Goiás: Seringueira’. O evento é direcionado a produtores rurais e instituições ligadas ao setor de silvicultura.
A iniciativa se dá em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), a Câmara Setorial de Produtos de Base Florestal de Goiás, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Floresta), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação dos Produtores de Borracha Natural dos Estados de Goiás e Tocantins (Abrop-GO/TO).
Segundo a coordenadora técnica do Senar Goiás, Sílvia Romano, o evento é importante para discutir a cadeia ambiental, econômica e social do setor de silvicultura em Goiás. “Esse projeto visa propiciar meios para o desenvolvimento sustentável do setor de produtos de base florestal goiano, com foco no mercado e na integração entre os elos da sua cadeia produtiva, no aumento da competitividade e dos resultados esperados pelos agentes econômicos do setor”, destaca.
O workshop foi dividido em três etapas, sendo elas: eucalipto, seringueira e mogno africano. “Nosso objetivo é de unir e fortalecer a cadeia, além de escutar mais os produtores, suas dificuldades e perspectivas e, ao final, elaborarmos e emitirmos um documento com diretrizes para um futuro Plano de Governo”, pontua.
Programação
14h – Abertura
14h20 – Perspectivas do Ifag para Silvicultura em Goiás – Diretor executivo do Ifag, Edson Novaes
14h40 – Aspectos a serem considerados para a obtenção de seringueira no Brasil – José Mauro Magalhães e Ávila Paz Moreira (Embrapa Florestas)
15h20 – Panorama Mercadológico da Cadeia Produtiva da Seringueira no Brasil – Presidente Aprob GO/TO, Antônio Carlos da Costa
16h – Dinâmica para identificação de oportunidades e desafios do setor de florestas plantadas em Goiás.
18h – Consolidação das propostas
18h30 – Encerramento
Ficha técnica
O Negócio da Cadeia Produtiva Florestal em Goiás: Seringueira
Data: 14 de junho - quinta-feira
Horário: 14h às 18h30
Local: Auditório do Sistema Faeg Senar
Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar
Foto: Arquivo Faeg