Goiás deve aumentar área plantada de soja, arroz e feijão na safra 2020/2021

Imagem

De acordo com as últimas estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgadas na quinta-feira, (10/12), no 3º Levantamento da Safra de Grãos, é esperada a produção de 27,2 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/2021 de Goiás. Caso se confirme a previsão, o Estado deve se manter como 4º maior produtor nacional de grãos, em uma área plantada de 6,1 milhões de hectares.

A soja continua o carro chefe da produção do Estado, em termos de volume, com a estimativa de 13,4 milhões de toneladas produzidas no Estado. O número representa um aumento de 2,1% na produção em relação à safra 2019/2020, e é esperado em uma área plantada de 3,7 milhões de hectares por todo o Estado (aumento da área de 4,2% em relação à safra anterior).

Em termos de volume, o milho também aparece com boas perspectivas para a safra 2020/2021, com estimativa de produção de 11,9 milhões de toneladas. O sorgo também aparece com destaque nas projeções da Conab, com estimativa de produção de 1,2 milhão de toneladas e aumento de 17,5% em relação à safra anterior, em uma mesma área plantada.

Nota-se, também, segundo a estimativa da Conab, que houve aumento da área plantada de arroz e feijão, no Estado. A área destinada à produção de arroz aumentou 7,1%, em relação à safra anterior, e a produção é estimada em 127,2 mil toneladas. Já o feijão teve aumento da área plantada em 2,2% e a produção é estimada em 329,8 mil toneladas.

Outras produções

Também foi divulgado, nesta quinta-feira, o Levantamento Sistemático da Produção Agropecuária (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destaque para a produção de cana-de-açúcar em 2020, com produção de 76,8 milhões de toneladas e aumento de 1,6% em relação a 2019. Com a produção, o Estado se mantém como o 2º maior produtor nacional.

Fonte: Seapa/Conab

Imagem: Divulgação

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem