Goiás é destaque na produção nacional de alho que apresenta crescimento nos últimos anos

Imagem

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), em 2020 (último dado disponível) o país produziu mais 155 mil toneladas. O Censo Agropecuário de 2017 apresentou um mapeamento da cadeia, sendo 40,8 mil estabelecimentos agropecuários envolvidos na produção de alho, dos quais 86,8% são relacionados como Agricultura Familiar.

Os estados de Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina lideram a produção nacional. O alho está presente e tem grande relevância em alguns dos municípios de maior Valor Bruto da Produção. Em Cristalina (GO), Fraiburgo (SC), por exemplo, a cultura é o terceiro componente na formação do VBP municipal. O Projeto Campo Futuro, realizado pelo Sistema CNA/Senar, é responsável pelo levantamento dos custos de produção de algumas atividades agropecuárias.

Dentre os painéis realizados em 2021, destaque para o de Curitibanos (SC) em agosto/21, no qual foi definido como propriedade modal para a produção de alho na região que apresentou Margem Bruta (MB) positiva, no entanto, Margem Líquida (ML) negativa.

Assim, conforme cenário analisado, o empreendimento conseguia custear os custos variáveis da atividade, indicando manutenção no curto prazo, porém não remunerava o produtor – conforme pró-labore estabelecido no modal –, bem como depreciação de bens, ou seja, o empreendimento estava em processo de descapitalização, itens que compõem o Custo Operacional Total (COT) da atividade. À época, o principal componente do Custo Operacional Efetivo (COE) era a aquisição de insumos, seguido por outros gastos, pessoas e mecanização.

Clique aqui para baixar a publicação.

Imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag com informações da CNA


Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem