Goiás é o 10° produtor nacional de bananas e praticamente o único a cultivar a variedade maçã

Imagem

Medidas têm caráter preventivo e educativo, para que os agricultores produzam mais, diversificar a produção e alcançar melhor qualidade dos produtos

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), concluiu na última sexta-feira uma série de atividades de orientação e controle fitossanitário envolvendo produtores de banana dos municípios de Caiapônia, Doverlândia e Baliza. O foco é prevenir a introdução de pragas como a Sigatoka Negra e evitar sua disseminação.

Em localidades onde já foi detectada a Sigatoka Negra e outras pragas, houve determinação para que os produtores fizessem a destruição completa dos bananais abandonados, já que eles podem se tornar focos de disseminação do problema. Também foram orientados sobre a importância da eliminação de eventuais rebrotas voluntárias. No combate à Sigatoka Negra, essa medida fitossanitária é obrigatória e, por isso, os infratores estão sujeitos a punições legais.

Goiás é o 10° produtor nacional de bananas e praticamente o único a cultivar a variedade maçã atualmente inviabilizada em outros Estados pelo Mal do Panamá, o que é um diferencial para o Estado. Daí a necessidade de vigilância permanente para evitar a introdução e disseminação de doenças.

Alternativas

O coordenador do Programa de Banana da Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Juracy Rocha Braga Filho, que conduziu as atividades no Oeste goiano, disse que os produtores que tiveram de eliminar seus plantios vêm sendo orientados para optar por novas culturas, como abacaxi, horticultura e pastagens, para que possam obter renda. Em geral são pequenos agricultores que retiram da terra o seu sustento.

Para plantios de banana em pequenas áreas, os profissionais da Agrodefesa indicam o cultivo de variedades resistentes ao Mal do Paraná, Sigotoka Negra e Sigatoka Amarela, preferencialmente aa cultivares BRS Princesa e BRS Pacoua (ambas desenvolvidas pela Embrapa), e a Pacovan Ken. Juracy Rocha também orienta os produtores para a importância da aquisição mudas certificadas, produzidas em laboratório ou bio-fábricas cadastradas na Agrodefesa, com garantia de origem e livre de patógenos.

Imagem: Divulgação

Fonte: Agrodefesa


Veja também

Mesmo

Coletiva de imprensa

Mesmo sob juros altos e crise no crédito, agro goiano sustenta empregos e produção em 2025

Inscrições

Notícia

Inscrições abertas para a 3ª Corrida Senar

Encontro

Notícia

Encontro Estadual de Lideranças do Agro reúne três mil pessoas e reforça protagonismo do Sistema Faeg/Senar em Goiás

Imagem