Guia interativo do Senar ajuda a melhorar gestão da propriedade rural

Imagem

Na gestão de uma atividade agropecuária é importante que o produtor mantenha sempre o ambiente de trabalho organizado e limpo. Assim, é possível otimizar o tempo e melhorar a gestão em busca de resultados financeiros.

O produtor de tomates Múcio Borges, do Distrito Federal, por exemplo, percebeu que sua atividade não estava rentável e decidiu repensar a parte administrativa e a infraestrutura da fazenda.

“A redução de custos é bem expressiva porque a partir do momento que não temos organização, não sabemos o que está sendo utilizado, de que maneira e a quantidade. Então a organização e o gerenciamento financeiro foram fundamentais para alcançar resultados”, disse Múcio.

O técnico de campo da ATeG do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do DF, Leandro da Silva, auxiliou o produtor nesse processo de transformação. “São muitos os benefícios obtidos quando a propriedade está organizada. Entre eles, o equilíbrio no tempo de trabalho e da vida pessoal, bem-estar dos colaboradores, saúde física e mental e rentabilidade da atividade”.

Para facilitar a orientação dos produtores na adoção dessas boas práticas, o Senar disponibiliza um guia interativo de organização da propriedade rural gratuito e online.

O conteúdo foi desenvolvido com informações de fácil acesso que indicam o passo a passo para o produtor iniciar o processo de organização e de melhoria da atividade rural.

Em 12 capítulos, o guia mostra detalhes sobre a gestão de recursos humanos, saneamento rural, organização de ferramentas, equipamentos, maquinários, farmácia veterinária, insumos, arrumação de ambientes para trato dos animais e manipulação dos alimentos, metodologia 5S de organização e lista de verificação.

Segundo o técnico de campo Leandro Silva, o produtor Múcio segue todos os passos à risca com excelentes resultados. “Tudo isso vai gerar lucro automático para o produtor. Porque quando ele passa a ter um ambiente organizado, o funcionário vai ter mais rendimento e facilidade para trabalhar. E com o gerenciamento financeiro, ele vai entender onde estão seus custos e onde pode economizar”.

O passo a passo do guia é ilustrado com fotos e elementos que vão ajudar o produtor a identificar e corrigir possíveis falhas. Além disso, esse guia é o primeiro material do Senar com conteúdo totalmente interativo. Caso o leitor tenha interesse em aprofundar o conhecimento sobre alguns assuntos, o guia permite o acesso, por meio de QR Code, para cartilhas virtuais da instituição e legislações.

“É um material muito rico. A partir do momento que você baixa ou salva o guia na estante virtual é possível compartilhar com outros usuários, fazer anotações, marcar páginas favoritas e buscar palavras-chave”, destacou a coordenadora de Produção de Materiais Institucionais do Senar, Fabíola Bomtempo.

Para baixar gratuitamente a cartilha, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar

Assessoria de Comunicação CNA/Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem